Vigilância faz alerta sobre casos e importância do combate ao mosquito transmissor da chikungunya

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica tem atuado diariamente na erradicação das situações que podem causar a proliferação dos agentes transmissores de doenças nos bairros de Linhares. O Aedes aegypti, famoso mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika é o que mais preocupa e pelo fato da sua reprodução se dar em águas paradas, as chuvas que incidem sobre o Município nos últimos dias são um sinal de alerta.
Recentemente a vigilância notificou 45 casos de chikungunya em Linhares. Deste total, sete casos foram de pessoas que contraíram a doença na cidade e outros 13, os chamados "importados" – pessoas que ficaram doentes fora do município. Dentro do montante notificado, 25 suspeitas foram descartadas. "As notificações foram registradas em meados de março e de lá para cá, não houve mais notificação confirmada. Por isso a importância deste alerta e da conscientização da população para ajudar a combater o mosquito", afirmou a superintendente da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Linhares, Doris Shimidt Corona.
Segundo dados do Ministério da Saúde a febre chikungunya atinge picos acima de 39 graus, de início repentino e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer, também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Cerca de 30% dos casos não chegam a desenvolver sintomas. O vírus da doença pode afetar pessoas de qualquer idade ou sexo, mas os sinais e sintomas tendem a ser mais intensos em crianças e idosos. Além disso, pessoas com doenças crônicas têm mais chance de desenvolver formas graves da doença.
Combate
Uma vez que a chikungunya é transmitida por mosquito, é fundamental que as pessoas reforcem as medidas de eliminação dos criadouros do inseto nas suas casas e na vizinhança. "As recomendações que nós temos a fazer para a população são exatamente as mesmas recomendadas para a prevenção da dengue, afinal o transmissor é o mesmo e fica o nosso alerta, especialmente nesses períodos de chuvas que estamos passando", orienta Dóris.
Cuidados dentro das casas e apartamentos:
– Manter tampados tonéis e caixas d?água;
– Limpar calhas;
– Armazenar garrafas sempre com a boca para baixo;
– Tampar lixeiras;
– Deixar ralos limpos e com tela protetora;
– Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia;
– Limpar com escova ou bucha potes de água para animais;
– Retirar água acumulada na área de serviço, especialmente atrás da máquina de lavar roupa e também de geladeiras.

Área externa de casas e condomínios:
– Cobrir e realizar manutenção periódica de piscinas;
– Limpar ralos e canaletas externas;
– Redobrar a atenção com plantas como bromélias, babosas e outras que podem acumular água;
– Deixar lonas usadas para cobrir objetos bem esticadas, evitando assim a formação de poças d?água;
– Verificar as instalações de salão de festas, banheiros e copa.

Lembre-se: todo acúmulo de água pode tornar-se criadouro para o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.