Secretaria de Esporte oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu a alunos atendidos pelo Clam

A Secretaria Municipal de Esportes iniciou o projeto Sementes do Amanhã, ao oferecer aulas gratuitas de jiu-jitsu a crianças e adolescentes atendidos pelo Centro Linharense de Amigos do Menor (Clam). As aulas são realizadas três vezes por semana com a participação de aproximadamente 24 alunos. A meta é chegar a 50. Eles aprendem não só a lutar, como também conquistam disciplina, confiança e respeito, considerados valores básicos na vida em sociedade.

A Prefeitura de Linhares além de disponibilizar o professor Aristides Rafael dos Santos Rúdio, equipou o local com tatames e ofereceu também, os quimonos a todas as crianças participantes. As aulas acontecem na sede da entidade, no bairro e atendem crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos, moradores dos bairros Nova Esperança, São José, Movelar, Linhares V, Canivete e Santa Cruz.

Além de melhorar a saúde e a qualidade de vida das crianças, a prática do esporte também auxilia na socialização do aluno e no desenvolvimento do respeito e da disciplina. "O jiu-jitsu é uma luta que não oferece risco de impacto, não tem golpes violentos. Apesar de não ser coletivo ele promove a interação, combate a hiperatividade e melhora o desempenho escolar da criança por conta da disciplina que exige atleta", comenta o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Ivan Salvador Filho.

Jiu-jitsu

O Jiu-jítsu é um sistema de luta corporal em que se procura imobilizar o adversário mediante golpes de destreza aplicados a pontos sensíveis do corpo. Essa arte marcial de defesa pessoal surgiu no Japão, no século XVI, tendo avançado mundo afora com técnicas de bater, dar pontapés, joelhadas e imobilizações junto com o uso de partes duras do corpo contra pontos vulneráveis do adversário. É considerada uma modalidade de luta superior a todos os demais estilos por ser o mais completo.