Escola de Povoação incentiva alunos a continuar os estudos e realiza visita a escolas em Linhares

Um projeto da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF "Professora Urbana Penha Costa" localizada em Povoação, interior de Linhares, está incentivando seus alunos a prosseguirem com os estudos. Segundo a pedagoga Johana das Graças, a tendência da maioria dos estudantes da localidade é terminar o ensino fundamental e não avançar para o Médio, tampouco para o Superior.

Essa preocupação foi levada para o conselho de classe escolar e em conjunto com os professore foi desenvolvido o projeto "Incentivo a Continuação dos Estudos pelos Alunos do Interior". "Os alunos não se sentem motivados a fazer um Ensino Médio para depois estarem numa faculdade e isso nos preocupa enquanto educares. Nós precisávamos fazer algo. E foi assim que surgiu o projeto", explicou a pedagoga.

No início desta semana um tour pelas escolas de Ensino Médio e Profissionalizantes de Linhares foi realizado pelos alunos do 8º e 9ª anos, que tem entre 11 e 14 anos de idade. Eles visitaram a Escola Estadual de Ensino Médio – EEEM "Emir de Macedo Gomes", o Estadual; a Escola Viva Bartouvino Costa; e o Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes. "Com o passeio eu aprendi muito e com ele eu decidi que não vou ficar por aqui, eu vou terminar o ensino fundamental e depois eu quero fazer um curso técnico", declarou a aluna Roberta Lozer, de 13 anos.

"Nosso objetivo foi alcançado. Os alunos perceberam com as visitas, o quanto é importante dar continuidade aos estudos. Eles abriram novos horizontes de possibilidades e puderam ver também que fazer um Ensino Médio e um Superior é possível e está ao alcance deles sim. Nós fomos muito bem recebidos pelas escolas que visitamos, eles explicaram que há transporte sim e é possível sim continuar os estudos mesmo morando no interior. Isso foi fundamental para a nossa proposta!", finalizou Johana.