Assistência Social reestrutura extensão do CRAS de Povoação e atividades serão retomadas

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Assistência Social,  reestruturou a extensão do Centro de Referência e Assistência Social de Povoação (CRAS), no litoral de Linhares, que volta a funcionar no próximo dia 22 de junho. A boa notícia foi dada por representantes da Secretaria durante reunião com a Associação de Moradores da localidade. No CRAS de Povoação serão oferecidas aulas de dança, oficinas de artesanato e atividades físicas e os profissionais que irão atuar na extensão foram aprovados em processo seletivo realizado pela Prefeitura no mês passado.

O presidente da Associação de Moradores de Povoação, Cenilson Mendonça, agradeceu a participação e atenção das equipes técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e destacou a importância do retorno da extensão do CRAS para a qualidade de vida dos moradores e a chance das famílias aprenderem uma nova profissão para o incremento da renda. "É um imenso orgulho participar desse processo de mudança. Parabéns a todos que viabilizaram a reestruturação do CRAS. As famílias de Povoação precisam muito destas atividades", pontuou o presidente.

O secretário municipal de Assistência Social, Amantino Pereira Paiva, agradeceu as equipes técnicas da pasta e todos os secretários que contribuíram para a concretização do retorno das atividades do CRAS possibilitando garantir aos cidadãos de Povoação atendimentos de qualidade e que visam a inserção social dos moradores da região. "Os CRAS executam um trabalho de caráter continuado que visa fortalecer a função protetiva das famílias, prevenindo a ruptura de vínculos e promovendo o acesso e usufruto de direitos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida", destacou.

Para o prefeito de Linhares, Guerino Zanon, a reestruturação e o retorno das atividades do CRAS de Povoação é fruto de um grande esforço da administração municipal com objetivo de melhorar a qualidade de vida dos moradores do interior do município. "As atividades que serão desenvolvida por nosso profissionais vai prevenir a ruptura dos vínculos familiares e comunitários, promover ganhos sociais e materiais às famílias e ampliar o acesso da população aos programas e serviços socioassistenciais", disse Guerino.

A Prefeitura também reestrutura e trabalha para o retorno das atividades dos CRAS de Regência e Pontal do Ipiranga.

CRAS de Linhares

O principal objetivo dos Centros de Referência e Assistência Social de Linhares (CRAS) é o de prevenir situações de vulnerabilidade social por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários.

Atualmente o município conta com sete CRAS: Conceição, Rio Quartel, Interlagos, Bebedouro, Aviso, Nova Esperança e Santa Cruz. O CRAS do Nova Esperança é o responsável pela extensão das atividades desenvolvidas no Projeto Meninos da Terra, Centro Linharense de Amigos do Menor (CLAM) e Irmãs Salesianas. Já o CRAS do bairro Aviso é o responsável pelas atividades realizadas na unidade de Povoação.