Prefeito Guerino anuncia construção de área de convivência na Linha Verde

O prefeito de Linhares Guerino Zanon anunciou na noite da última sexta-feira (9) a construção de uma área de convivência no projeto Linha Verde. Ele assinou a autorização de processo licitatório para a contratação de empresa especializada para a construção da obra que vai urbanizar o platô que existe na entrada do bairro Palmital e que tem vista para a Lagoa do Meio. Todo o projeto será idealizado com a participação das associações de moradores do entorno: Lagoa do Meio, Jardim Laguna, Palmital e José Rodrigues Maciel. Foi na gestão do prefeito Guerino que a lagoa foi despoluída e se tornou um dos cartões postais do município.

Para Guerino a área é um verdadeiro patrimônio ambiental dentro da cidade. "Temos o dever de preservar e agregar o maior número de valores possíveis para fazer desta uma área de aproveitamento múltiplo de lazer, qualidade de vida e de mais um espaço público natural a ser entregue para a população. Por isso, vamos pensar juntos com os moradores destas regiões em mais uma opção de lazer sustentável, embelezamento, entretenimento, e qualidade de vida para a população de Linhares", destacou. Ele lembrou do primeiro guardião da Linha Verde, Edvalter Calmon, o Bigode, e o convocou para participar ativamente da elaboração deste novo projeto.

Para o presidente da Federação das Associações de Moradores de Linhares (Famol) e atual presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Laguna, Marco Antônio Ferreira, transformar uma área pública num espaço de convivência para as famílias é a certeza de que a atual gestão planeja uma cidade sustentável e cuida do meio ambiente para garantir mais qualidade de vida a população. "Com certeza este novo espaço proporcionará além de lazer e convívio social, a recuperação de áreas verdes, degradadas e abandonadas da cidade", destacou.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Lucas Scaramussa, pontuou que a ideia é adaptar outros locais públicos em áreas verdes para o bem-estar de gestantes, idosos e deficientes, por exemplo. "Vamos aproveitar uma área de grande valor ambiental para que seja usufruído por toda a comunidade. Nossa intenção é estender este projeto para os outros bairros da cidade", afirmou. Para ele, o espaço será uma nova alternativa de lazer e convivência ao ar livre dentro da filosofia de uma cidade voltada para as pessoas.

A área de convivência anunciada está alinhada ao projeto Parque da Gente e ao Plano Diretor de Áreas Verdes do município que contará com a cooperação técnica voluntária de estudantes dos cursos de Ciências Biológicas e de Engenharia Ambiental da Faculdade Pitágoras de Linhares. O termo de cooperação técnica foi assinado na abertura da Semana de Meio Ambiente do município.