Prefeitura vai lançar projetos de reflorestamento, Gestão Ambiental Eficiente e recuperar área verde

A Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente preparou uma extensa programação para comemorar a Semana do Meio Ambiente entre os dias 4 e 10 de junho. Na próxima segunda-feira (5), às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal, no bairro Colina, será lançado pelo prefeito Guerino Zanon o projeto de Gestão Ambiental Eficiente que prevê a gestão plena em licenciamentos ambientais além dos projetos Linhares Mais Verde e Praça da Gente, o Programa de Reflorestamento da Mata Ciliar de Baixo Quartel e autorização de abertura de processo licitatório para a elaboração do Plano Diretor de Áreas Verdes de Linhares e para a construção de uma praça de convivência na Linha Verde, no bairro Lagoa do Meio.

No mesmo dia será assinado um termo de Cooperação Técnica com instituição de ensino superior de Linhares para desenvolvimento do Plano Diretor de Áreas Verdes e a sanção da lei de autoria do prefeito Guerino Zanon que institui o projeto Adote uma Praça. Na programação constam ainda concurso de redação e desenho com os estudantes da educação infantil e do ensino fundamental da rede municipal de ensino, passeio ecológico e recreação com crianças na Flona de Goytacazes além da recuperação de Área de Preservação Ambiental (APP) no bairro Planalto quando cerca de 200 estudantes farão o plantio de espécies nativas da Mata Atlântica e cada árvores levará o nome de um aluno. Um passeio ciclístico, no sábado (10), vai encerrar a programação.

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon destacou que a Semana do Meio Ambiente segue as diretrizes da educação ambiental que busca garantir o processo harmônico entre o Município e sociedade por meio do diálogo permanente. "Por isso abrimos esse espaço para a comunidade linharense refletir e debater sobre o meio ambiente, a recuperação de áreas verdes e a efetiva implementação de políticas públicas ambientais sustentáveis. A responsabilidade é de todos. Por isso é preciso conscientizar para proteger e educar sobre o desenvolvimento ambiental sustentável", pontuou Guerino.

"Mostraremos que Linhares é um Município com gestões integradas na luta pela conservação de nossas águas e de nossas áreas verdes. Vamos priorizar o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, e para isso é importante envolver a população, os estudantes e entidades parceiras. As ações que serão realizadas durante a programação são para incentivar cada vez mais a responsabilidade de todos na preservação diária do meio ambiente", comentou o secretário do Meio Ambiente da Prefeitura de Linhares, Lucas Scaramussa.

Dia Mundial do Meio Ambiente

No próximo dia 5 de junho, celebra-se a mais importante data do calendário ambiental: o Dia Mundial do Meio Ambiente. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1972, a data tem como principal objetivo chamar a atenção sobre a importância da preservação dos recursos naturais para a manutenção da vida no Planeta Terra.

Cronograma de Eventos

Domingo – 4 de junho / 8 horas

Passeio de Caiaque na lagoa da cidade. Saída do Parque Municipal da Lagoa, com percurso até a Lagoa Três Pontas.

Segunda-feira – 5 de junho / 9 horas

Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente 2017 na Câmara Municipal de Linhares
Lançamento do projeto Gestão Ambiental Eficiente com as normativas referentes ao Licenciamento Ambiental

Lançamento do Projeto Linhares Mais Verde

Lançamento do Concurso de Redação Linhares Mais Verde

Apresentação do Programa de Reflorestamento da Mata ciliar do Córrego Rio Quartel
Autorização de abertura de processo licitatório para a elaboração do Plano Diretor de Áreas Verdes de Linhares

Assinatura do termo de Cooperação Técnica com instituição de ensino superior de Linhares para desenvolvimento do Plano Diretor de Áreas Verdes
Sanção da Lei que institui o projeto Adote uma Praça

Segunda-feira – 5 de junho / 14 horas

Passeio Ecológico e recreação com alunos das escolas municipais na Floresta de Goytacazes

Terça-feira – 6 de junho / 8h e 14 horas

Passeio Ecológico e recreação com alunos das escolas municipais na Floresta de Goytacazes

Quarta-feira – 7 de junho / 8h e 14 horas

Passeio Ecológico e recreação com alunos das escolas municipais na Floresta de Goytacazes

Sexta-feira – 9 de junho / 8h30min

Recuperação de APP – plantio de árvores em área de preservação do bairro Planalto com alunos das escolas municipais

Sexta-feira – 9 de junho / 18h30min

Lançamento do projeto Praça da Gente – autorização de abertura de processo licitatório para a Construção de Área de Convivência na Linha Verde

Sábado – 10 de junho / 8 horas

Passeio Ciclístico Linhares Mais Verde, com saída da Praça 22 de Agosto