Procon de Linhares orienta sobre consumo nas festas juninas

O meses de junho e julho são marcados pelas tradicionais festas de São João. Para que o consumidor participe destes eventos sem problemas, o Procon de Linhares orienta sobre os cuidados ao adquirir e consumir produtos típicos destas comemorações. As comidas das festas juninas são, em geral, preparadas com ingredientes perecíveis. Por isso, o Procon alerta para que o consumidor fique atento às condições de higiene e o manuseio dos alimentos e verifique se estão adequadamente armazenados e refrigerados.

Outra dica é escolher produtos pré-embalados ou industrializados. Eles devem conter em sua embalagem a identificação do fabricante ou importador, prazo de validade, ingredientes, peso e origem. Tudo em português. Na compra de produtos naturais ou a granel, a orientação é observar a aparência; se estão protegidos de poeira e insetos e se há informações sobre prazo de validade e procedência.

Quanto à compra de fogos de artifício, o Procon adverte para a segurança do consumidores e para que não sejam adquiridos produtos em locais não autorizados, já que é necessário alvará e licença para o funcionamento dos estabelecimentos que comercializam estes produtos. "Fique atento às informações sobre as características, qualidade, quantidade, manuseio, faixa etária indicada, transporte, armazenamento e riscos que estes fogos podem causar", diz Geraldo Roza, diretor do Procon Municipal.

De acordo com Geraldo, os fogos de artifício devem ser transportados com cautela e mantidos em locais apropriados, ao abrigo do calor excessivo e de umidade. Além disso, o transporte desses produtos nunca deve ser feito dentro de bolsos. Pois, caso inflamem, o consumidor será atingido. Antes de manusear os artefatos, o consumidor deve ler atentamente as orientações de uso constantes na embalagem e cumpri-las integralmente.

"O manuseio incorreto pode causar queimaduras, cegueira, mutilações de dedos, mãos e braços. Aconselha-se que nos casos em que crianças e menores de idade sejam permitidos a manusear os artefatos, estas deverão estar acompanhadas de um adulto responsável?, destaca Geraldo.  Quanto aos balões, a orientação é clara: não solte-os! Tal atividade representa risco às pessoas, ao patrimônio e ao meio ambiente. Soltar balões é considerado crime, sujeito à multa e/ou pena de detenção. O Procon lembra ainda da importância da exigência da nota fiscal. "Ela é sua garantia de ter seus direitos de consumidor assegurados", finaliza o diretor do Procon.

O Procon de Linhares funciona na Avenida Augusto Calmon, 1.117, no Centro, próximo ao Mercado Municipal, na antiga sede da Câmara Municipal. Telefone: (27) 3372-2129.