Integrante do Conselho Municipal de Cultura toma posse no Conselho Estadual

O novo membro do Conselho Estadual de Cultura, eleito Conselheiro Titular, é de Linhares. Henrique Luiz Custódio, que é membro do Conselho Municipal de Cultura vai representar a Região Centro-Norte, formada pelos municípios de Aracruz, Baixo Guandú, Colatina, Governador Lindemberg, Ibiraçú, João Neiva, Linhares, Marilândia, Pancas, Rio Bananal e Sooretama.

A posse de Henrique no Conselho aconteceu no Salão Nobre do Palácio da Cultura e contou com a presença do secretário de Estado da Cultura João Gualberto Moreira Vasconcelos. Ainda da mesma região, na ocasião, foram empossadas Bárbara Girelli, 1ª suplente do município de João Neiva e Kátia Sirtoli, de Aracruz, como 2ª suplente.

Henrique Luiz Custódio é natural de Aimorés, Minas Gerais e mora em Linhares há vários anos. Ele é integrante do Conselho Municipal de Cultura no segmento artesanato.

Conselho Estadual de Cultura

O CEC é um órgão consultivo vinculado a Secretaria de Estado da Cultura – Secult. É responsável pela normatização, deliberação e responde a demandas oriundas da sociedade, procurando integrar as ações de Política Cultural do Estado do Espírito Santo. É composto por várias instâncias, cada uma com finalidade especifica em Lei, como: Plenário; Presidência; Secretaria Executiva; e Câmaras. O Secretário de Estado da Cultura é o Presidente do CEC, é quem tem o poder de dar posse aos conselheiros e membros eleitos, bem como conduzir o processo de escolha e eleição desses conselheiros e membros; além de homologar todos os atos do CEC e representá-lo em todas as atividades externas ao CEC. A Secretaria-Executiva presta todo o apoio técnico ao funcionamento do Conselho e ao Presidente.

O CEC para facilitar o seu funcionamento, organiza seus membros e conselheiros em Câmaras, que representam as várias áreas e/ou modalidades culturais, como: Câmara de Artes Cênicas; Câmara de Artes Visuais; Câmara de Artes Musicais; Câmara de Audiovisual; Câmara de Literatura e Biblioteca; Câmara de Patrimônio Arquitetônico, Bens Móveis e Acervos; Câmara de Patrimônio Ecológico, Natural e Paisagístico; Câmara de Bens Imateriais.