Profissionais de saúde participam de capacitação para debater a sífilis congênita

Uma das grandes preocupações para a saúde pública em todo o Brasil é a sífilis congênita que vem apresentando altos índices e desafiando os profissionais do nosso município. Para debater o assunto, nesta quarta-feira (24), médicos e enfermeiros da Atenção Primária a Saúde da Prefeitura de Linhares participaram de uma capacitação na Universidade Aberta do Brasil (UAB) das 13h30min às 17h.

O evento debateu as experiências dos vários setores de saúde do país no combate à doença. A proposta, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, foi a de sensibilizar os profissionais para a adoção de novas estratégias de ação e prevenção da sífilis congênita. "Nós iremos manter todos os esforços dos compromissos que iremos assumir aqui neste encontro. O que nós precisamos é vencer essa batalha contra o avanço da doença", afirmou.

Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador da Casa Rosa de Linhares, o médico Carlos Brandão, que apresentou dados sobre a sífilis congênita que é a principal forma da doença a ser combatida pelos profissionais da rede de Atenção Primária a Saúde. "Entendemos que a sífilis não respeita fronteiras de territórios convencionais e é preciso unir forças nessa luta para combater esse mal. A sífilis é uma doença que tem cura, portanto é inadmissível que ainda tenhamos casos da doença", frisou o médico.

As unidades de saúde de Linhares estão preparadas para realizar exames através do laboratório ou com testes rápidos. Nos casos positivos, as unidades e a Casa Rosa oferecem o tratamento, que deve ser feito imediatamente, incluindo o(a) parceiro(a). O tratamento não é complicado e, geralmente, são três doses de medicamento semanais (uma por semana) e deve ser seguido corretamente para garantir a cura.

Dados

De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o número de casos de sífilis congênita aumentou em 43,5% no Espírito Santo, entre os anos de 2013 a 2015. Foram 1.041 casos no último ano, contra 725 no primeiro. Em Linhares, de acordo com a secretaria de Saúde foram registrados 23 casos entre os anos de 2015 e 2016.

Durante a sua explanaçao, Brandão anunciou ainda que o município vai "pactuar" com a erradicação da sífilis congênita no município. Ele falou da importância da utilização adequada das ferramentas básicas de prevenção, acompanhamento e notificação da doença.

O que é

Trata-se de uma doença sexualmente transmissível (DST) causada por uma bactéria e de tratamento simples e barato que, entretanto, persiste numa alta incidência na atualidade. Entre as pessoas testadas, mais de 3% são diagnosticadas com sífilis.

A sífilis congênita ocorre quando a doença é transmitida para o bebê durante a gestação, podendo causar aborto ou nascimento prematuro, má formação do feto ou morte da criança ao nascer.

Sífilis congênita
Quando transmitida para o bebê, é chamada de "sífilis congênita" e pode causar:
*    aborto ou nascimento prematuro
*    má formação do feto (lesões nos ossos, coração, cérebro e outras), ou
*    morte do bebê ao nascer.

Prevenção
A principal atitude para a prevenção é o uso de preservativos.

Teste
*    Qualquer pessoa que perceba algum sinal de uma DST (ferida, corrimento, coceira, verruga, ardência ou coceira nos órgãos genitais);
*    Casal que esteja planejando engravidar;
*    Gestante na primeira consulta do pré-natal, no terceiro trimestre da gestação e no momento do parto (independente de exames anteriores);
*    Parceiro de pessoa infectada com sífilis, especialmente gestante.