Prefeito e secretários de Saúde avançam na implantação da Unidade Cuidar no Três Barras

O prefeito de Linhares, Guerino Zanon, participou na manhã desta quinta-feira (20) da 1ª Reunião Extraordinária da CIR – Região de Saúde Central do ES que discute o alinhamento estratégico do SUS no Espírito Santo, através da Rede Cuidar que em breve irá inaugurar uma unidade no município, no bairro Três Barras, próximo ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). O encontro contou com a participação do Secretario Estadual de Saúde, Dr. Ricardo Oliveira e do Secretário Municipal da pasta em linhares, Valdir Massucatti, além de representantes dos 18 municípios que fazem parte da região Norte.

A entrega da Unidade Cuidar, que vai acontecer ainda este ano, é mais um avanço nos compromissos de campanha do prefeito Guerino.  "Mais uma vez ressaltamos o nosso compromisso maior que é o de cuidar das pessoas. Nada mais adequado do que a instalação aqui no município da Rede Cuidar. Tirar nossos pacientes das estradas sempre foi prioridade nas minhas gestões. Avançamos muito, mas agora, pretendemos acabar de uma vez por todas com este problema por meio do programa", destacou o prefeito. 

Guerino pontua que com a entrega da Unidade o usuário do SUS terá oportunidade de realizar consultas, exames e procedimentos no mesmo local, além de receber um atendimento com equipe multiprofissional e sair do atendimento com um plano terapêutico pronto. Na ocasião, o secretario Estadual de Saúde, Ricardo de Oliveira, afirmou que a Rede Cuidar é o maior projeto da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

"Nós estamos trazendo um conceito novo de organização para a rede de atendimento. É uma metodologia que tem um componente importante, que é a educação em saúde. A Rede Cuidar é o nosso maior projeto porque é um projeto estruturante, ou seja, que vai gerar uma mudança profunda no modo de como a população é atendida", assegurou o secretário.

O secretário de Saúde de Linhares, Valdir Massucatti, destacou que as pessoas precisam ser atendidas e que a Rede Cuidar vai fortalecer o sistema de saúde do município e que foi formulada para ser resolutiva no atendimento à população. "Todos os nossos esforços vêm sendo feito nestes quatro meses de governo para reorganizar o atendimento ao cidadão e vamos avançar. Ninguém vai resolver o problema da saúde sozinho. Todos nós somos responsáveis por todo o sistema. É uma construção coletiva e a participação do Estado neste processo é de extrema importância", comentou.

A implantação da Unidade de Cuidado Integral à Saúde faz parte do Programa Prioritário de Governo "Ampliação e Modernização da Rede de Saúde", que prevê a implantação de cinco Unidades Cuidar distribuídas nas quatro regiões, nos municípios de Nova Venécia, Linhares, Guaçuí, Domingos Martins e Santa Teresa.  O objetivo é estruturar pontos de atenção de média complexidade, que darão suporte e qualificação à Atenção Primária à Saúde. 

Nesse sentido, a implantação dos ambulatórios de especialidades, ou seja, das Unidades Cuidar, vai complementar as redes de atenção nas regiões de saúde e, como consequência, dará suporte especializado às Unidades Básicas de Saúde, promovendo a resolutividade e integralidade do cuidado à população do Espírito Santo que necessite de atendimento ambulatorial especializado (consultas, exames e outros serviços de apoio diagnóstico de atenção secundária) por meio do Sistema Único de Saúde – SUS.
 
Como ter acesso

As Unidades Cuidar são serviços ambulatoriais de média complexidade, ou seja, oferecem consultas, exames e outros procedimentos para pacientes que precisam de atendimento ambulatorial especializado – ou seja, com um nível de complexidade maior do que a atenção primária oferece -, complementando o atendimento da Atenção Primária à Saúde, que garantirá depois a continuidade do cuidado do paciente.

Todo o acesso às consultas e aos exames especializados da Unidade Cuidar será pactuado entre as Unidades Básicas de Saúde e a Unidade Cuidar da região, reduzindo as idas e vindas do usuário para agendamento dos atendimentos.