Secretaria de Educação realiza reunião com diretores para fortalecer empoderamento escolar

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu durante todo o dia de ontem (18), um encontro que reuniu mais de 60 diretores da rede municipal de ensino nas dependências da Universidade Aberta do Brasil – UAB. A reunião foi conduzida pela secretária da pasta, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, e esteve baseada em três eixos fundamentais para uma boa gestão: organização, responsabilidade e transparência. Na ocasião, a secretária apresentou um balanço dos 100 dias de gestão e compartilhou o projeto de empoderamento escolar que é aplicado em toda a rede. 

"Alinhados à proposta da Prefeitura Municipal de Linhares de retomar, inovar e avançar, passamos o dia juntos, aplicando a teoria das competências básicas de liderança aos desafios apresentados pelos Diretores Escolares. Um dia de trabalho muito produtivo", destacou Maria Olímpia. O encontro foi marcado ainda por dinâmicas e palestras que ressaltou a importância dos profissionais de Educação. "Nós sabemos que, para melhorar a qualidade da educação, a gente precisa trazer alguns elementos com um significado e um sentido diferente para o conhecimento escolar. Nós temos que garantir que nossas escolas tenham um currículo forte, coerente e explícito, com muitas oportunidades para as crianças e jovens se engajarem em atividades e projetos que tornem o aprendizado vivido", disse.

A secretária afirmou também a necessidade de um trabalho em conjunto para aprimorar a aproximação entre escola e a comunidade. "É de extrema importância realizar um trabalho em que a comunidade se envolva com as atividades escolares. Essa aproximação faz parte do processo educacional e será cada vez mais fortalecido", afirmou Maria Olímpia. Neste cenário ela também se referiu a importância de todos os profissionais da Educação: "nós precisamos garantir que os educadores construam o conhecimento que precisam para compreender fenômenos científicos, debates políticos e o mundo em que vivem. Nós precisamos nos certificar de que eles estão preparados para as responsabilidades da cidadania democrática em uma sociedade complexa", finalizou.