Crianças de Ceim do Interlagos celebram o Dia Nacional do Livro Infantil com corredor literário
Quem chega no Centro de Educação Infantil Municipal – CEIM "Adgmar Pinto Santos", no bairro Interlagos, é recebido com um corredor literário de encher os olhos. Ali estão as histórias contadas por cerca de 60 alunos de cinco anos matriculados na unidade escolar em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil que é celebrado nesta terça-feira (18). As atividades foram desenvolvidas juntos às crianças pela pedagoga e contadora de histórias Eliana Mendes em parceria com a professora Beatrice Polese alinhadas ao projeto Corredor Literário. O corredor ficará exposto na escola durante toda a semana e no final cada aluno levará a sua criação para casa.
A intenção do projeto é trazer o olhar das crianças para o mês da literatura infantil, proporcionando, dessa forma, o incentivo à prática da leitura de forma lúdica. Eliana contou que os livros foram produzidos em duas semanas e que durante toda a dinâmica de criação das histórias, os alunos foram estimulados em entender a relação com o livro como fonte de informação facilitando o objetivo de formar leitores que apreciem e se aventuram na prática do ler. A professora acredita que dessa forma a "quando a criança não lê formalmente, é necessário que alguém conte a história para ela. A era da informatização na qual vivemos pode tirar um pouco a imaginação dos alunos, e a contação de histórias vem resgatar isso. E eles amam, o que é o melhor de tudo", conta.
A secretária municipal de Educação, Maria Olímpia Dalvi Rampinelli, ressalta que criação de elementos cênicos como fantoches, fantasias, entre outros instrumentos para impulsionar o ato de contar e ouvir histórias, exercitam a imaginação, a expressão de sentimento e as emoções dos alunos. "Os livros são fundamentais na vida de todos, principalmente na das crianças. A leitura é um exercício da inteligência não só intelectual, mas também emocional. A criança que lê, certamente vê a vida com outros olhos", destaca.
Dia Nacional do Livro Infantil
O Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado em 18 de abril por conta do nascimento do escritor Monteiro Lobato neste dia, em 1882. Um dos maiores autores da literatura brasileira, Lobato escreveu obras importantes como "Reinações de Narizinho", "Memórias da Emília", "O Pica-pau-amarelo" e "O Saci Pererê: resultado de um inquérito".