Cartão de crédito: Procon de Linhares alerta consumidores para as novas regras

O Procon de Linhares orienta os consumidores em relação às novas regras do cartão de crédito, que entraram em vigor nesta segunda-feira (3). As alterações estão na Resolução nº 4.549/2017, do Banco Central do Brasil. A partir de agora, o usuário não vai mais poder continuar pagando o valor mínimo todos os meses (pagamento no rotativo) caso não consiga quitar integralmente o valor na data do vencimento. Se pagar somente o mínimo naquele mês, na próxima fatura, ou próximo ciclo, o valor restante, acrescido de juros e encargos, comporão um financiamento a ser obrigatoriamente oferecido pelos bancos.

"O consumidor deverá ficar atento e exigir do fornecedor informações sobre as condições deste financiamento, tais como o valor das parcelas, o número de meses e os encargos cobrados pelo mesmo. Além disso, caso o limite do consumidor não tenha sido integralmente utilizado, poderá continuar a fazer compras, que serão debitadas na próxima fatura. Assim, no vencimento, o consumidor deverá quitar as parcelas do financiamento e ainda as compras realizadas no mês, sistemática que poderá causar alguma dificuldade de entendimento por parte do cliente", avalia o diretor do Procon de Linhares, Geraldo Roza.

Atenção aos gastos
Ele alerta também que o consumidor deve ficar prevenido, pois se houver compras parceladas a serem debitadas em sua fatura, além das parcelas do financiamento e das compras do mês, haverá ainda a cobrança destes valores. Os consumidores poderão tirar suas dúvidas e buscar orientação no Procon que fica localizado na antiga sede da Câmara Municipal de Linhares, no centro de Linhares.

Reclamações
Geraldo acredita que a mudança nas regras do rotativo do cartão deve levar um número ainda maior de consumidores aos balcões de atendimento do órgão. As reclamações contra instituições financeiras já estão no ranking das cinco principais queixas feitas pelos consumidores no Procon de Linhares mensalmente.

O Procon Municipal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas. O consumidor deve levar documentos pessoais e comprovantes da reclamação, como nota fiscal, contrato, ordem de serviços, entre outros. O telefone de informações é o 27 3372 2129.