Agentes de Combate às Endemias participam de curso de capacitação

A Prefeitura de Linhares, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, capacitou 70 agentes de combate às endemias do município e aprimorou os agentes para as visitas e orientações que serão dadas junto à população no combate ao mosquito Aedes aegypti – o transmissor da dengue, zika e chikungunya. Na oportunidade eles tiveram acesso ao LIRAA – Levantamento Rápido de Índice do Aedes Aegypti que foi apresentado por Antônio Lauro Pereira Farias, do Grupo Técnico de Controle da Dengue da Secretaria Estadual de Saúde. Este foi o primeiro de quatro encontros que ocorrerão durante o ano de 2017. Até o último dia 11 de março, Linhares registrou 158 casos suspeitos de dengue e confirmou 28.

Para o secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti, o curso vem auxiliar no que já é desenvolvido pelos agentes linharenses. "Estamos sempre atentos aos casos suspeitos, sempre buscando manter o município com a doença dentro dos padrões aceitáveis". Ele lembrou que muito mais do que preparar os agentes para o combate ao mosquito, o controle doença só é possível com o auxílio e participação da população. O secretário orientou as pessoas a fazerem a busca ativa em suas residências, localizando recipientes que possam acumular água, evitando assim a proliferação do mosquito. 

Apesar do empenho das equipes de combate às endemias, nós sabemos que não é possível erradicar todos os focos do município. "Ainda mais nessa época do ano, onde as chuvas são mais frequentes, por isso pedimos a colaboração dos cidadãos", reforçou. O secretário lembrou ainda que a melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. "Para isso, é importante não reter água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros", finalizou. 

O programa de capacitação apresentou ainda o reconhecimento geográfico de maior risco como foco e intensificação dos serviços realizados pelos agentes. Segundo Luzinete Urbano, Supervisora Geral da Vigilância em Saúde, o principal objetivo das equipes é o de conter o risco de epidemia em Linhares. O maior número de casos da dengue registrados no município está no bairro Interlagos, com 37 casos notificados e 7 casos confirmados neste ano.

Confira os números da dengue em Linhares, até o dia 11 de março:

Dengue
Notificações: 158
Confirmados: 28 casos 

Zika
Notificados: 0
Confirmados: 0

Chikungunya
Notificados: 4
Confirmados: 0

Cuidados contra a dengue 

Apenas 10 minutos por semana são o necessário para manter a casa em ordem e evitar o aparecimento de possíveis criadouros do Aedes aegypti.

Fique atento a algumas dicas:

Verificar marquises e lajes após as chuvas, para evitar acúmulo de água;

Manter caixas d’água, tonéis de armazenamento de água, caixas de gordura e caixas de drenagem pluvial vedadas;

Caso não seja possível eliminar pratinhos de vasos de plantas, enchê-los com areia ou lavá-los com bucha semanalmente;

Manter calhas e canaletas de drenagem pluvial desobstruídas;

Jogar lixo na lixeira e não acumular objetos inservíveis no quintal, rua ou terrenos baldios;

Trocar diariamente a água do bebedouro de animais, e lavar o recipiente com bucha, semanalmente;

Não deixar lonas, plásticos ou pneus expostos ao tempo em quintais;

Trocar a água e lavar, semanalmente, as piscinas de plástico;

Lavar com bucha semanalmente os reservatórios de água que devido ao uso constante não podem permanecer vedados;
Telar ralos e vasos sanitários em desuso;

Manter sifões sem água ou vedados, caso estejam em desuso;

Evitar acúmulo de água nos reservatórios de degelo da geladeira e ar refrigerado, e lavá-los com bucha semanalmente;

Evitar acúmulo de água nos reservatórios abaixo das torneiras de bebedouros, e lavá-los com bucha semanalmente;

Evitar cultivar bromélias ou plantas que acumulam água em suas folhas.