Fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente apreende 18 animais silvestres em cativeiro

Aves e animais silvestres foram apreendidos após denúncia anônima que levou os agentes de fiscalização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente a dois bairros de Linhares. No total, 18 animais foram apreendidos durante a operação entre os bairros Interlagos e Santa Cruz. Entre as espécies estão cágados, canários, papagaios, jabutis e maritacas, alguns ameaçados de extinção. A multa para o crime pode variar de R$ 500 e R$ 5 mil. A ação contou com o apoio da Polícia Militar Ambiental. 

De acordo com a fiscal ambiental da Prefeitura de Linhares, Viviane Moulin Terra, os animais foram encontrados em estado de maus tratos. "Chegamos a essas residências através de denúncias realizadas no site da prefeitura. O delator não precisa se identificar é só transmitir os dados do cativeiro que a fiscalização se encaminha para o local. Apreendemos os animais e multamos o proprietário", destacou Viviane. Além disto os proprietários irão responder a inquéritos administrativos. 

Todos os animais capturados foram encaminhados ao Centro de Reintrodução de Animais Silvestres – Cereias, em Aracruz, onde serão reabilitados e novamente inseridos em seu habitat natural. Quem tem animal silvestre em casa e decide fazer a entrega voluntariamente à fiscalização ambiental do município, não sofre multas ou penalidades. Lembrando que as denúncias podem ser realizadas através do site da prefeitura de Linhares – www.linhares.es.gov.br – ou pelo telefone: (27)3372-2067.