Todas as Unidades de Saúde de Linhares irão vacinar contra a febre amarela

A partir da próxima segunda-feira (6) todos os moradores de Linhares já podem ir aos 18 postos de saúde da sede do município para se imunizar contra a febre amarela. A vacinação vai acontecer até a próxima sexta-feira  (10) a partir das 8 horas. Ao todo estarão disponíveis 27 mil doses da vacina o que corresponde a 5.400 doses por dia. Serão 300 senhas por dia para cada posto de vacinação. As unidades de saúde do interior continuam vacinando normalmente. Já no sábado, dia 11, equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) organizam o Dia D inteiramente dedicado ao combate a febre amarela. As informações são do secretário municipal de Saúde, Valdir Massucatti.

De acordo com o secretário, Linhares e outras 17 cidades fazem parte da nova lista da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) que inclui as cidades que até então estavam de fora da área de vacinação cautelar. No município cerca de 25% da população já foi imunizada contra a doença, mas o objetivo é alcançar a cobertura integral.  Ao todo 60 municípios capixabas já receberam a vacinação cautelar desde o início de relatos da febre amarela.  "O objetivo desta mobilização é ampliar e garantir a vacinação ao maior número de pessoas que quiserem se vacinar seguindo as orientações das nossas equipes de saúde", destacou Massucatti.

O secretário ressalta que toda a dinâmica de vacinação será  conduzida com tranquilidade e que não há motivos para pânico e nem para passar a madrugada em filas já que haverá vacina suficiente para imunizar todos os moradores do município. "Vamos vacinar preventivamente e este bloqueio irá beneficiar e proteger toda a população de Linhares", disse Valdir. O município ainda não registrou nenhum caso da doença. Durante todo o mês de março a vacinação vai continuar no município e os locais serão divulgados ao final do Dia D.

Na hora de tomar o imunizante é importante levar o cartão de vacinação e quem for se vacinar precisa ficar atento às contra indicações. Não é indicada para pacientes com imunodepressão de qualquer tipo, como portadores do vírus HIV ou que estejam em tratamento com drogas como corticoide e quimioterapia. As gestantes e pessoas acima de 60 anos devem apresentar o laudo médico.

Febre amarela

Uma pessoa com febre amarela apresenta, nos primeiros dias, sintomas parecidos com os de uma gripe. Entretanto, esta é uma doença grave, que pode complicar e levar à morte. Os sintomas mais comuns são febre alta e calafrios, mal-estar, vômito, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos, fezes cor de "borra de café" e diminuição da urina.

A febre amarela silvestre é transmitida pela picada de mosquitos Haemagogus e Sabethes, que vivem em matas e vegetações à beira dos rios. Quando o mosquito pica um macaco doente, torna-se capaz de transmitir o vírus a outros macacos e ao homem. A forma silvestre da doença é endêmica nas regiões tropicais da África e das Américas.

Nas cidades, a doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, o mesmo vetor da dengue, zika e chikungunya. Pessoas que fazem ecoturismo ou que entram em matas por algum outro motivo, correm o risco de serem picadas pelo mosquito Haemagogus infectado e contrair a doença. De volta à área urbana, essas pessoas podem ser picadas pelo Aedes aegypti, podendo dar início à reurbanização da doença. O último caso de febre amarela urbana no Brasil ocorreu no Acre em 1942.

Uma vez que a febre amarela no meio urbano é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, eliminar depósitos que possam acumular água é uma das medidas de prevenção. Por isso, é importante que a população eleja um dia fixo da semana para combater o mosquito em casa, e, assim, impedir a proliferação do vetor eliminando seus criadouros.