Inauguração de sede da Faceli terá lançamento de livro sobre a instituição e música ao vivo

A comunidade acadêmica da Faculdade de Ensino Superior de Linhares está em festa! Está marcada para o dia 16 de novembro, às 18h30, a inauguração da primeira sede própria da instituição de ensino desde sua fundação, em 2007. E o evento de abertura oficial do novo prédio terá várias atrações.

A música será parte importante. O público será recebido pela tradicional Banda Marcial Olímpio Bezerra, a banda do Colégio Estadual, uma das mais antigas da região. As bandas "Os Eventuais" e "Like a Boss Blues and Rock" também prometem animar o público.

Durante a noite festiva também acontece o lançamento oficial do livro "Faceli: Uma História de Lutas e Conquistas", da autora linharense Sandra Mara Mendes da Silva Bassani. Sandra foi diretora-presidente da Faceli de 2013 a março de 2016, mas já acompanhava de perto a trajetória da instituição muito antes disso.

"A construção da sede da Faceli era um sonho, que, finalmente, tornou-se realidade, graças ao esforço conjunto de muitas pessoas e da confiança que tivemos em Deus e no nosso trabalho. Fazer parte dessa equipe vencedora certamente é muito prazeroso", pontua.

A publicação tem três capítulos. No primeiro, é apresentado o contexto em que a Faculdade surgiu e são narradas as histórias de luta e conquistas dos estudantes para manter seu funcionamento. O segundo mostra os avanços e as realizações da nova fase da Faceli, em que foram desenvolvidas ações que contribuíram para seu crescimento e fortalecimento. O terceiro apresenta desde a documentação pertinente ao seu funcionamento e quanto à criação, até a autorização e o reconhecimento de cursos, citando leis, resoluções, decretos e portarias, entre outros.

"De forma geral, esta obra traz ao conhecimento do grande público fatos desconhecidos da maioria", conta Sandra. "Poder contar a história da Faceli em um evento que demarca definitivamente o território da Faculdade no município é motivo de satisfação e alegria", pontua.

Prédio moderno e novinho em folha


Situada ao lado do prédio da Universidade Aberta do Brasil (UAB), no bairro Novo Horizonte, a sede própria da Faceli conta com 30 salas de aula, banheiros, salas administrativas, biblioteca com 500 metros quadrados, midiateca, Núcleo de Práticas Jurídicas e área de vivência.

São 6,2 mil metros quadrados de área construída contando ainda com 170 vagas de estacionamento, passarela para pedestres, segurança e acessibilidade universal em todo o edifício.

Programação

18h30 – recepção com a Banda Marcial Olímpio Bezerra
19h20 – Solenidade de inauguração
20h30 – lançamento do livro "Faceli: Uma História de Lutas e Conquistas", de Sandra Mara Mendes da Silva Bassani
20h30 – show com as bandas "Os Eventuais" e "Like a Boss Blues and Rock"

Sobre a Faceli


A Faculdade iniciou as suas atividades no bairro Aviso, onde atualmente funciona o Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo), e na UAB. Em 2011 passou para as dependências da Escola "Prefeito Roberto Calmon", no bairro Aviso, e desde janeiro de 2013 ocupa um espaço na UAB.

Ofertou o primeiro vestibular em 2008, com 600 vagas, sendo 100 para cada curso: Administração, Direito, Pedagogia, Silvicultura, Design de Produtos e Gestão Ambiental. Em 2009 o vestibular foi suspenso e nove cursos de pós-graduação, iniciados em 2007, também foram cancelados.

A suspensão do vestibular, que durou mais de dois anos, e a falta de sede própria fizeram com que centenas de estudantes de Linhares protestassem. Foram feitas várias ações, como o recolhimento de assinaturas em um abaixo-assinado, reuniões com autoridades e manifestações de rua. A luta logrou êxito e no segundo semestre de 2011 a Faceli voltou a oferecer o vestibular para três cursos.

Nos últimos anos, estão sendo registradas várias conquistas para a Faceli: a mudança da Faculdade para um prédio mais confortável, com salas equipadas; o reinício das obras da sede própria; e a implantação de uma nova forma de ingresso, por meio do Enem, utilizando a Lei de Cotas, que reserva 50% das vagas para alunos de escolas públicas, e dentre essas, 15% são destinadas a alunos de baixa renda.

Outras conquistas: Aumento de alunos matriculados, de 373 em 2013 para cerca de 1.000 atualmente; economia de quase 50% do orçamento e aumento em mais de quatro vezes o patrimônio líquido; a realização do primeiro concurso público para cargos efetivos da Faculdade e a elaboração e aprovação do primeiro Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações.

A Faceli, além de priorizar o ensino de qualidade, tem incentivado o desenvolvimento de pesquisa e de atividades de extensão, estabelecendo uma relação dinâmica entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Dessa forma, a Faculdade contribui com o desenvolvimento econômico, cultural e social dos alunos e da região na qual está inserida.