Linhares é o município que mais contratou e menos demitiu no Espírito Santo em maio

O Instituto Jones do Santos Neves divulgou na última semana o balanço de empregos formais gerados e fechados no Espírito Santo em maio. No ranking do saldo líquido de empregos dos municípios, ou seja, da diferença entre contratações e demissões, Linhares se destacou com índice positivo de 908 empregos.

O resultado é o mais expressivo dentre os municípios capixabas. O segundo colocado, Cachoeiro de Itapemirim, por exemplo, teve um índice também positivo, mas três vezes menor (+277). E os municípios da Grande Vitória passam longe da ponta do ranking, todos com mais demissões que admissões no período.

"As empresas estão mais flexíveis na hora de contratar", explica Cláudia Fischer, a coordenadora do Sine, a agência do emprego de Linhares. "Há mais tolerância a candidatos sem experiência, que precisaram de mais treinamento. Ultimamente, cerca de 80% das vagas ofertadas no Sine são ocupadas, e com mais celeridade", acrescenta.

No geral, o Espírito Santo está acima da média nacional na pesquisa, com +0,17% de empregos formais, contra -0,18% do país. Os setores com maior contratação foram os de mecânica (+221) e química e produtos farmacêuticos (+210). Os setores com maior índice de demissões são os de comunicação (-364), alojamento e alimentação (-735) e comércio varejista (-853).