Falta de energia elétrica afeta abastecimento de água em Linhares

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae) informa que o abastecimento de água da sede de Linhares foi afetado por falta de energia elétrica em sua sede, no bairro Colina, na tarde desta quarta-feira (15). O problema já foi comunicado a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica no Município, a EDP Escelsa.

Enquanto isto, as equipes técnicas do Saae estão mobilizadas em realizar os procedimentos necessários em alguns hidrantes existentes na sede do Município para garantir a qualidade da água que abastece as regiões afetadas. Devido a despressurização, o primeiro jato d’água pode chegar a torneira com a coloração um pouco mais escura (túrbida).

O Diretor de Operações do Saae, Zércio Largura, esclarece que o descarte de água por meio dos hidrantes é um procedimento necessário após manutenções que ocorrem nas estações de tratamento que abastecem a sede do município e nas redes adutoras.

Mesmo com a volta do abastecimento o Saae lembra que a população deve evitar o desperdício de água, para que a normalização dos serviços seja feita com mais agilidade. Para casos emergenciais, o Saae deve pode ser acionado pelo telefone 27 2103-1311.

Vários bairros de Linhares estão com baixa pressão no abastecimento de água desde sexta-feira (11), de acordo com informações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Linhares (Saae). A autarquia informou que a situação foi provocada por um problema elétrico em três bombas responsáveis pelo abastecimento  nos bairros da sede do Município.

O Saae recomenda a todos os moradores que tenham caixa d’água que mantenham o consumo consciente. “Estamos empenhados em solucionar o problema o quanto antes, principalmente para não haver problemas com uma coloração diferente na água, porém a população precisa economizar água para não faltar”, informou Zércio Largura.

Ele reforça que, para quem ainda não tem, é imprescindível a instalação de uma caixa d’água na residência para ter uma reserva garantida por pelo menos 24 horas para evitar transtornos, conforme estabelece as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Algumas orientações para o consumo de água:

– Tome banhos rápidos e feche o chuveiro ao se ensaboar;

– Feche a torneira ao escovar os dentes e fazer a barba;

– Não lave a louça com água corrente. Passe rapidamente água nas louças, ensaboe os pratos e utensílios. Abra a torneira apenas para enxaguar;

– Não use mangueira, mas balde e pano para limpar o carro;

– Evite lavar passeio (calçada);

– Reaproveite a água usada para outros fins, como lavar calçadas;

– Regule a válvula de descarga. Esse cuidado pode reduzir o consumo pela metade;

– Verifique possíveis vazamentos internos (caixa d’água, torneiras, cano estourado e etc).