Estudantes analisam relação de expressões artísticas e meio ambiente em seminário

Os estudantes do curso de licenciatura em Artes Visuais a distância da Universidade Federal do Espírito Santo – UFES, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil – AB, realizaram um seminário sobre arte e meio ambiente nesta quinta-feira (30), no auditória da UAB/Faceli. No evento, eles discutiram o uso da arte como denunciadora da realidade ambiental local.

Assunto muito presente no dia a dia de Marcelo Luis Vilela, fundador do Projeto Unidos Pela Vida, que realiza atividades artísticas, educacionais e culturais com as crianças da Vila de Regência, impactada pela descida de rejeitos de minério da Samarco pelo Rio Doce.

Marcelo foi um dos palestrantes da noite. O seminário também teve a participação da professora doutora da UFES, Stela Maris SanMartin. O evento, que serviu para finalizar o 4º semestre de estudos dos alunos, teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação.

"Como a arte denuncia o meio ambiente que está sendo prejudicado pelo homem?", exemplifica a tutora presencial do curso em Linhares, Patrícia Flávia dos Santos Cau. "Os alunos montaram um material educativo contendo o trabalho de quatro artistas e suas obras relacionando-as ao meio ambiente. Eles tiveram muito entusiasmo por que o tema é relevante dentro do cenário atual do nosso município", explica Patrícia.

Para a aluna Rosiane Rigoni, o seminário proporcionou descobertas. "Minha equipe montou um caderno para professores com um passo a passo sobre como instigar o aluno na leitura de imagens e entendimento da arte como forma de denúncia. O resultado é gratificante, por que o nosso aprendizado pode ajudar muito futuros mestres", afirma.