Wilson Brumer, ex-presidente da Vale, será palestrante no Encontro do Arranjo Produtivo

O ex-presidente da Vale, Acesita e da Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST), Wilson Nélio Brumer, será o palestrante da terceira edição do Encontro do Arranjo Produtivo da Cidade que será realizado no dia 1º de junho no Hotel Days Inn, em Linhares, às 11 horas. O evento reunirá representantes das 100 maiores empresas da região Norte durante um almoço onde serão apresentados os números, os projetos e as perspectivas da economia local.

"Indiscutivelmente, Linhares é uma potência industrial. Nós temos no Espírito Santo um governo que é pró-investimento. O investidor gosta de um ambiente acolhedor e Linhares oferece essas condições. Sempre defendo que onde há crise há oportunidade. No evento da próxima semana vou apresentar o cenário da economia brasileira e mostrar um projeto que será desenvolvido em Linhares", disse Brumer.

O projeto mencionado por Brumer trata-se da transformação de um terminal marítimo de minério de ferro em um porto multicargas, que será construído em Degredo, no litoral de Linhares. Com base em incentivos fiscais, empresas nacionais e estrangeiras poderão se instalar em área de 12 milhões de metros quadrados pertencentes à MLog.

Ainda na primeira fase, a ser implementada em 18 meses, a MLog poderá investir cerca de R$ 800 milhões no projeto. A MLog foi criada a partir da fusão, no ano passado, da mineradora Manabi com a empresa de navegação Asgaard, da empresária Patricia Tendrich Coelho.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares, Rodrigo Paneto, será o responsável pela apresentação de dados sobre o crescimento da cidade, a chegada das novas empresas e a importância do Plano Diretor Municipal, aprovado em 2014, e a ampliação dos serviços oferecidos ao micro e pequeno empreendedor.

"Linhares hoje é uma cidade preparada para o próximo salto de crescimento que virá após a crise econômica que está instalada. O município conta hoje com atrativos que nenhum outro município capixaba possui. A chegada do porto e a linha férrea serão novos indutores do crescimento, conectando Linhares diretamente com o mundo", disse Paneto.

Trajetória

Wilson Nélio Brumer já foi presidente da Usiminas e comandou gigantes da mineração e da siderurgia no Brasil. Ele trabalhou por 17 anos na Vale, onde ingressou como técnico de economia e finanças e chegou à presidência, no período de 1990 a 1992. Na década, também presidiu a Acesita e a Companhia Siderúrgica de Tubarão (CST). Entre 1998 e 2002 foi presidente conselho de administração da BHP Billiton no Brasil e de 1997 a 1999 foi presidente do Institui Brasileiro de Siderurgia (IBS).

Entre 2003 e 2007, Brumer ocupou o cargo de secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais. Também presidiu os conselhos de administração da estatal de energia Cemig e do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Atualmente, atua como presidente do conselho de administração da Mlog e de outros grupos empresariais.