Projeto de arborização urbana promete mudar paisagem de pelo menos 60 ruas linharenses

Linhares ficará mais verde. Foi publicado nesta quarta-feira (25) no Diário Oficial, o projeto "Adote Linhares", que visa promover a arborização urbana em pelo menos 60 ruas do município. O objetivo é atingir a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) de ter no mínimo 12 metros quadrados de área verde por habitante.

O projeto, que começa a ser implementado já no mês de junho, foi pensado com base na ideia "Uma Cidade de Todos e para Todos", como harmonização entre o crescimento municipal e a sustentabilidade.

Poder público e população entrarão em parceria no cuidado com as novas árvores que a cidade receberá. Inicialmente, cerca de 500 moradores, entre lideranças comunitárias, políticas, empresariais e demais interessados, serão convidados a se tornarem agentes ambientais voluntários.

Em oficinas de construção participativa, esses agentes receberão capacitação para atuarem no monitoramento da qualidade ambiental e ainda como agentes multiplicadores dos conceitos sustentáveis.

Ao mesmo tempo, pelo menos 60 ruas do município serão mapeadas para que moradores adotem árvores plantadas em frente às suas casas. Esses cidadãos receberão um Termo de Responsabilidade de Adoção da Árvore e uma cartilha de cuidados.

Serão realizadas, no mínimo, quatro oficinas com a participação dos membros dos Conselhos que envolvem Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Urbano, Agentes Ambientais Voluntários e lideranças para avaliar cada estágio do projeto.