Profissionais do Programa Incluir recebem capacitação do Governo do ES

Os profissionais do Programa Incluir – Bolsa Capixaba -, da Prefeitura de Linhares participaram de uma capacitação ministrada pelo Secretário Estadual de Assistência Social, Rodrigo Coelho, durante toda a quarta-feira (13), no auditório do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro Interlagos. O evento contou, ainda, com a participação de sete representantes estaduais envolvidos no Incluir, além do Secretário Municipal de Assistência Social, Ivan Salvador.

A equipe do Incluir de Linhares é composta por 15 profissionais que atuam em conjunto com a equipe dos CRAS, quando realizam a busca ativa das famílias que se encontram em situação de extrema pobreza, identificadas por meio do senso 2010.

"Além do benefício em dinheiro, essas famílias estão tendo a oportunidade de serem atendidas diretamente por diversos profissionais como assistente social, psicólogo, pedagogo e educador físico, sendo este o grande diferencial do Programa no Espírito Santo", destacou o Secretário Estadual de Assistência Social, Rodrigo Coelho.

O Secretário Municipal de Assistência Social, Ivan Salvador, disse que o município trabalha também para fomentar oportunidades de crescimento pessoal e profissional às famílias atendidas pelo Incluir. "Vamos iniciar um projeto de inclusão produtiva  para capacitar essas famílias na implementação de micro e pequenos negócios para a geração de renda". Ivan ressalta também que a meta da Prefeitura é auxiliar e criar oportunidades de inserção dessas pessoas no mercado de trabalho.

Linhares aderiu ao Programa Incluir – Bolsa Capixaba, em 2011. O Programa prevê a transferência de renda no valor de R$ 50,00 para as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família e que apresentam renda per capita no valor de até R$ 70,00.