CEIM Chapeuzinho Vermelho utiliza livro infantil para ensinar reciclagem

A história de Catarina Cata-Treco, uma menininha que recolhia o lixo de sua cidade para transforma-lo em arte, foi usada como exemplo para as crianças do Centro de Educação Infantil Municipal Chapeuzinho Vermelho, no bairro Interlagos. O tema do projeto foi "Cuidar para não faltar" e mostrou para as crianças que é possível preservar o meio ambiente com ações bem simples.

As atividades do projeto começaram em sala de aula e foram desenvolvidas pelas professoras de múltiplas experiências. A todo instante a história de Catarina Cata-treco foi usada para exemplificar as ações propostas no projeto e, assim como ela, as crianças puseram a mão na massa e fizeram pequenos objetos com o lixo recolhido no pátio da escola após o recreio.

"As crianças aprenderam de uma forma lúdica a reaproveitar materiais que seriam jogados no lixo, além de pequenas atitudes como apagar as lâmpadas quando não há necessidade de tê-las acesas e também a economizar água. São ações que podem ser levadas pra casa para incentivar que a família também faça", explica a pedagoga da unidade, Maria Alice.

Na última sexta-feira (13), aconteceu o encerramento do projeto. Todas as obras de arte feitas pelos alunos foram expostas. A autora do livro Catarina Cata-Treco, Loressa Campostrini, esteve na escola para contar a história para as crianças e autografar os livros para os alunos.

Loressa, que também é professora, disse que é um orgulho ver a história sendo usada como exemplo para as crianças. "Desde pequena tenho em mente que precisamos cuidar do meio ambiente e isso me ajudou a escrever o livro. Me dá muito orgulho ver minha história sendo contada e usada como exemplo", disse a autora.