Passeata em combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes para o trânsito no centro de Linhares

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, não passou despercebido em Linhares. Mesmo tendo coincidido com a data em que a Tocha Olímpica fez seu revezamento em terras linharenses, a data foi lembrada com mesa redonda e passeata de mobilização.

Na terça-feira (17), a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Linhares, por meio da promotora Graziella Maria Deprá Bitencourt; o Juiz da 1º Vara da Infância e Juventude, Gideon Drescher; e psicólogos do CREAS e outros profissionais da Assistência Social municipal se juntaram para discutir o assunto em mesa redonda no auditório da Faceli, no bairro Novo Horizonte.

Já esta quinta-feira (19), foi dia de mobilizar a sociedade em torno do assunto. Mais de 300 pessoas, entre profissionais da rede socioassistencial e crianças e adolescentes atendidos por entidades caminharam pelo centro em busca de chamar atenção para a causa.

"Queremos mobilizar a sociedade para que as pessoas entendam o que é esse abuso, e assim possam prevenir esse problema e defender as crianças e adolescentes contra essa violência. Não podemos ter uma sociedade omissa", explica a assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, Camila Cogo.

"É importante dar visibilidade a essa demanda que muitas vezes não aparece, que é o abuso. Trata-se de uma violação dos direitos humanos", aponta Valdécio Carlos da Silva Júnior, assistente social do Fórum de Linhares. "Estamos aqui para promover esse debate e lembrar que o abuso precisa ser combatido tanto pelos órgãos públicos quanto pela sociedade civil", completa.