Quinta-feira (31) é dia de se informar sobre a tuberculose no NAPS

O Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde – NAPS – da Prefeitura de Linhares vai realizar nesta quinta-feira (31) uma ação de conscientização sobre a tuberculose. O evento acontece das 8 da manhã ao meio dia na frente do NAPS, que fica na Avenida João Felipe Calmon, 1115, Centro.

Com exame gratuito de diagnóstico da doença, o evento contará ainda com panfletagem e orientação das enfermeiras do Programa de Controle da Tuberculose do NAPS. Depois de colhido material durante o evento, o paciente espera apenas 2 dias até saber se tem ou não tuberculose.

A ação visa chamar atenção para a doença, que teve seu dia mundial de combate celebrado no último dia 24 de março. "Todos os dias recebemos pessoas com o quadro clínico de suspeita de tuberculose, com tosse a mais de 7 dias e febre vespertina. Por isso é importante chamar a atenção da população", alerta a diretora do NAPS, Ana Cláudia Valfré.

Em Linhares, já há 12 casos confirmados de tuberculose em 2016. No mesmo período em 2015, eram 10. Ao todo, 47 casos foram registrados no município durante todo o ano passado.