Encontro discute ações para diminuir impacto de doença na produção de banana em Linhares

Produtores de banana e órgãos do ramo agropecuário se reuniram na tarde dessa terça-feira (29) para discutir ações para reduzir os impactos da Sigatoka Negra na lavoura. A doença atinge a produção deixando os frutos menores e a folhagem seca, mas não traz riscos à saúde de quem consumir as bananas que possivelmente estiverem infectadas.

O objetivo do encontro foi orientar os produtores a aderir ao Sistema de Mitigação de Riscos, que consiste numa série de medidas para minimizar o risco de propagação da praga e reduzir os impactos nas lavouras de banana.

Os primeiros sintomas na plantação são estrias de cor marrom na face inferior das folhas. Em seguida, há uma rápida destruição da folha, reduzindo a capacidade de fotossíntese da planta.

Entre as medidas estão retirar as partes das folhas com sintomas da Sigatoka Negra, cultivar de plantas tolerantes à doença em meio à plantação, monitoramento e cuidados na pós colheita, como o manejo dos cachos e higienização das pencas. Com essas ações é possível garantir o desenvolvimento do fruto e a exportação não seria prejudicada.

O encontro foi realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) e contou com a presença de representantes do Ministério da Agricultura, Organizações das Cooperativas Brasileiras (OCB), Incaper, além de produtores de banana do Município.