Linhares recebe oficina sobre atendimento em emergências e desastres com psicóloga chilena

A psicóloga chilena Lílian Cecília Garate Castegnet, que atuou no terremoto do Chile em 2010, estará em Linhares nesta sexta-feira (29) para ministrar a oficina "Recursos Psicossociais para o Atendimento em Emergências e Desastres". A oficina será realizada pelo Conselho Regional de Psicologia 16ª Região ES, no teatro da Faculdade Pitágoras, das 8h30 às 16h30.

A inscrição é gratuita e será feita somente pela internet através deste link: www.goo.gl/Px2Vpd.  O evento é direcionado a enfermeiros, assistentes sociais, pedagogos e demais profissionais interessados no tema. O objetivo é relatar as experiências obtidas no país sul-americano e também nas tragédias provocadas pela chuva na região Serrana do Rio de Janeiro e em Santa Catarina.

Será realizada, ainda, uma simulação técnica em que os participantes pensarão na prática a partir de uma situação hipotética de pessoas atingidas por um desastre. Além de profissionais da região, também estão convidados trabalhadores de outras regiões que atuam em setores estratégicos que participam das respostas a eventuais tragédias. A oficina é gratuita e os inscritos deverão levar alimentos não perecíveis e água mineral para doação aos atingidos pela lama.

O major do Corpo de Bombeiros Militar Emerson Antônio Rocha Pazeto também participará do evento apresentando o Plano Estadual de Proteção e Defesa Civil do Espírito Santo (PEPDEC). Ele explica que o objetivo é informar sobre como o Estado se articula para fazer a prevenção, para dar respostas imediatas e para promover a recuperação após uma tragédia.

Terremoto

Em 2010, o sul do Chile sofreu um terremoto seguido de tsunami que deixou mais de 500 mortos. O tremor teve magnitude de 8,8 graus e milhares de pessoas ficaram desabrigadas na região de Conception.