Linhares é o município que mais gera emprego e renda no ES segundo pesquisa da FIRJAN

O índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) apontou que Linhares é o município que apresenta os maiores indicadores de desenvolvimento do Espírito Santo. No ranking nacional, o município ocupa a 53ª posição. A pesquisa é realizada pelo Sistema Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro) com base em dados de 2013.

O IFDM é um estudo que acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & Renda, Educação e Saúde. No quesito Emprego & Renda, Linhares ocupa a 1ª posição do Espírito Santo e a 14ª colocação no ranking nacional que envolve 5.517 cidades.

Na análise desse quesito, por exemplo, o IFDM apura o número de empregos com carteira assinada e os direitos trabalhistas garantidos nas cidades. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho, em 2013, Linhares contava com 37.780 empregos com carteira assinada. No mesmo ano, 1.647 novas empresas foram formalizadas. O prefeito Nozinho Corrêa destacou os serviços de atendimento ao cidadão que busca emprego na agência do Sine do município.

"O estudo com dados oficiais mostra Linhares à frente de todas as capitais do país e de cidades que são referência em apresentar bons índices de desenvolvimento como Campinas, em São Paulo. Os números são resultados de um trabalho sério, com foco na população. Desde 2013, nós nos aproximamos dos cidadãos e dos empregadores que procuram o Sine", disse o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Urbano de Linhares, Rodrigo Paneto, destaca que Linhares está entre as 100 melhores cidades para viver. Ele ressaltou que neste ano, Linhares continuará sendo conduzida no caminho do desenvolvimento sustentável.

"A evolução de Linhares no índice Firjan, saltando da 116ª para a 53ª posição no Brasil, demonstra a coragem e o acerto das medidas implantadas pela atual administração para a cidade dar um salto rumo ao desenvolvimento, mesmo diante de um dos piores cenários econômicos vividos pelo país. O índice Firjan comprova o que já foi publicado em outras pesquisas nacionais, a exemplo das revistas Exame e IstoÉ, que Linhares é um dos melhores e mais desenvolvidos municípios do Brasil", disse Paneto.

Fruto de um trabalho de capacitação profissional entre as Secretarias Municipais de Desenvolvimento e Assistência Social, diversas famílias matriculadas nos Centros de Referência de Assistência Social aprenderam uma profissão, ingressaram no mercado de trabalho e ampliaram a renda doméstica. Com isso, 983 famílias deixaram de receber o Bolsa Família.

Sobre o IFDM

O Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) é inspirado no índice de Desenvolvimento Humano (IDH), da Organização das Nações Unidas (ONU). A diferença é que as variáveis são avaliadas de forma a observar a realidade dos municípios. Criado em 2008, o levantamento é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.

O IFDM varia de 0 a 1: quanto mais próximo de 1, melhor é o desenvolvimento da cidade. A nota é calculada segundo a análise de conjuntos de indicadores. Em Emprego e Renda, o índice leva em conta o quanto a cidade gera de empregos formais, sua capacidade de absorver a mão de obra local, quanto de renda formal é gerada, os salários médios e a desigualdade social.

Sobre a FIRJAN

A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – FIRJAN representa todas as indústrias do estado do Rio e faz parte do Sistema FIRJAN, composto por cinco organizações: SESI, SENAI, IEL, FIRJAN e CIRJ. O Sistema atua em áreas fundamentais, como a competitividade empresarial, a educação e a qualidade de vida do trabalhador e de seus familiares.