Etapa municipal: Reunião Preparatória para a Conferência Nacional das Cidades acontece em Linhares

A Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb) realizou, nesta sexta-feira (15) em Linhares, uma reunião regional para preparar os municípios capixabas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades.
O objetivo é sensibilizar as administrações municipais e a sociedade civil quanto à importância da realização da etapa municipal da conferência, como condição para participar das discussões nas etapas estadual e nacional.
 
Cada município faz a sua conferência e discute suas prioridades. O poder público municipal tem até o dia 22 de fevereiro para convocar as conferências municipais, que devem ser realizadas até 5 de julho de 2016. Nos dias 23 e 24 de março de 2017 será realizada, em Vitória, a etapa estadual da Conferência. Já nos dias 5 a 9 de junho de 2017 a etapa nacional acontece no Distrito Federal, em Brasília.

O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser, participou da reunião   e explicou que a Conferência Nacional das Cidades é o espaço onde o poder público e a sociedade organizada discutem e planejam as cidades. "É o momento de discutir o presente e pensar no futuro das cidades, por isso a importância do envolvimento e participação de todos os municípios", ressaltou. 

Rodrigo Paneto, secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Urbano, destaca a importância da participação do poder público e da sociedade civil na etapa municipal da conferência. "É importante trazer o cidadão para discutir sua própria casa e transformar o debate em políticas públicas que podem se transformar em projetos nacionais de melhoria e qualidade de vida", disse.

A 6ª Conferência Nacional das Cidades tem como tema "A Função Social da Cidade e da Propriedade" e o lema "Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas". A escolha do tema da baseou-se na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços. Nos municípios, as conferências devem debater propostas e soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade.

Participaram da reunião representantes do poder público e da sociedade civil dos municípios de Linhares, Sooretama, Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Rio Bananal. As reuniões preparatórias estão acontecendo em todas as microrregiões do Estado.

Informações à imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 9 9238 2285