Prefeitura de Linhares, através da Secretaria de Assistência Social, assume o Orfanato Rafael Thoms

Desde segunda-feira (28) a Prefeitura de Linhares, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, assumiu a administração do antigo Orfanato Rafael Thoms, que era mantida pela sociedade civil, no bairro Araçá. O orfanato, que atende crianças de 0 a 7 anos, já está funcionando em novo endereço, no bairro Nossa Senhora da Conceição, e tem capacidade para receber até 20 crianças. Atualmente 17 estão no abrigo.  

O orfanato atende crianças que tiveram seus direitos violados como abandono ou maus tratos. Elas são encaminhadas para o abrigo por meio de determinação judicial. No local, terão apoio de profissionais capacitados para recebê-las e orientá-las. A secretária de Assistência Social Luzia Alvarenga disse que o orfanato é a casa deles. "Eles moram lá e levam uma vida normal. As crianças que estão em idade escolar vão à escola, passeiam", explicou.

Luzia reforça que a prefeitura apenas acolhe as crianças. "Se tomamos conhecimento de abandono ou maus tratos, comunicamos ao Conselho Tutelar e este ao juiz que vai determinar, através de uma ordem judicial, a ida da criança para o abrigo. Adoção e a reintegração à família são determinadas também pelo juiz. Nós apenas acolhemos e damos assistência". 

Além do orfanato, a Secretaria também administra dois outros abrigos:  o Lar das Meninas, no Centro, e o Lar dos Meninos, no bairro Interlagos. Ambos estão preparados para receber até 20 crianças e adolescentes de 7 a 18 anos.