Últimos dias de 2015 são de mutirão contra Aedes aegypti no Pontal do Ipiranga

Nos últimos meses deste ano, o inseto inimigo número um da saúde no Brasil, principalmente no verão, ficou ainda mais perigoso. Agora que o Aedes aegypti também transmite a febre chikungunya e o zika vírus, os trabalhos de combate ao mosquito devem ser intensificados.

Pensando nisso, as secretarias de Saúde e Serviços Urbanos uniram forças e realizam mutirão de limpeza e eliminação de focos do inseto no balneário de Pontal do Ipiranga desde a manhã desta segunda-feira (28). Na região, até o início de dezembro, foram registrados 48 casos suspeitos de dengue e uma confirmação da doença.

Ao todo, 40 agentes de combate ao mosquito se juntaram a agentes de saúde e equipes de limpeza para fazer um verdadeiro "pente fino" no balneário às vésperas do ano novo. Todo e qualquer possível criadouro do mosquito é destruído ou recolhido. O trabalho de combate deve durar até a tarde desta terça-feira (29).

Já as equipes de limpeza da Secretaria de Serviços Urbanos permanecem em esquema de mutirão em Pontal até quinta-feira (31), retirando entulho, fazendo capina, roçagem, poda de árvores e pintura de meio fio. Três caminhões e dois tratores auxiliam na ação.