Crise hídrica: Linhares vai abastecer Sooretama com água potável pelos próximos 60 dias

Depois de ajudar Colatina com o abastecimento de água potável, agora é a vez do município de Sooretama receber ajuda de Linhares. O compromisso foi firmado na tarde da última quinta-feira (3) entre os prefeitos de Linhares, Nozinho Corrêa, e de Sooretama, Esmael Loureiro. Também participaram da reunião o diretor do SAAE de Linhares, Gelson Suave, e o secretário de Meio Ambiente de Linhares, Rodrigo Paneto.

No compromisso firmado entre os dois municípios, ficou definido que os custos referentes aos caminhões pipas serão de responsabilidade de Sooretama. Já Linhares se comprometerá a fornecer até 150 mil litros de água tratada por dia pelo período de 60 dias.

Não há indicativos de que a ajuda a Sooretama irá prejudicar o abastecimento de Linhares, uma vez que o município investiu cerca de R$ 1,1 milhão em um novo e moderno sistema de captação de água no Rio Pequeno. A obra, inaugurada em agosto deste ano, permitiu que o município ampliasse a capacidade de bombeamento de água, saltando de 450 para 1,2 mil litros de água por segundo.

Assim como Linhares, Sooretama também enfrenta uma das maiores secas já registrada na história da região. Para o prefeito Nozinho Corrêa, o momento é de união e os municípios precisam dar as mãos neste momento de crise.

"Sooretama já pertenceu a Linhares, é como se fosse um filho nosso. Não podemos virar as costas e abandonar aquela população. A seca é grave, está atingindo todo mundo, e sem água ninguém sobrevive. Já ajudamos Colatina e agora vamos ajudar Sooretama. É um gesto de humanidade, de amor ao próximo. Fiquei muito feliz em receber o prefeito Esmael e dar a notícia de que vamos enviar água potável para os sooretamenses", garantiu Nozinho.