Nova barragem começa a ser construída no Rio Pequeno

Uma nova barragem começou a ser construída na manhã dessa segunda-feira (24), no Rio Pequeno, manancial que abastece a sede de Linhares e liga a Lagoa Juparanã ao Rio Doce. A nova estrutura visa proteger ainda mais o leito do Rio Pequeno das águas do Rio Doce, que foi tomado pela pluma de rejeitos da mineradora Samarco.

Atualmente, o Rio Pequeno está protegido da onda de rejeitos de minério por uma barragem construída em outubro deste ano pela Prefeitura de Linhares com o objetivo de represar recursos hídricos em virtude da seca. A estrutura foi reforçada e impermeabilizada pela Samarco na última semana. No entanto, é necessário preparar o rio para possíveis mudanças de nível e garantir que as águas não se misturem mesmo que o cenário mude. É neste ponto que a obra entra.

A nova barragem terá cerca de 4 metros de altura, contando a partir da margem do rio, e 10, medindo desde o fundo do manancial. A Prefeitura de Linhares usou como base para decidir as medidas da barragem os níveis de subida das enchentes de 2013 e de 1979, as duas piores pelas quais o município já passou.

Uma estrutura auxiliar será construída primeiro. Com a ajuda dela, será erguida a estrutura definitiva de concreto. "A barragem terá comportas que controlarão a passagem da água. Assim também vamos garantir a passagem dos peixes no período de reprodução e a segurança da água da Lagoa Juparanã", diz o secretário de Obras, Euder Pedroni.