Arte paraibana invade escolas públicas de Linhares durante Festival do Teatro Brasileiro

Com o apoio da Prefeitura de Linhares, realização do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, o Festival do Teatro Brasileiro – FTB, aportou em Linhares depois de passar pelos estados do Pará, Ceará e Alagoas. Entre as ações do FTB no município, se destacam as oficinas pedagógicas em 3 movimentos oferecidas em escolas públicas.

Em Linhares, as contempladas foram a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Recla, em Rio Quartel; a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Marília de Rezende Scarton Coutinho, no Interlagos; a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Manoel Abreu, em Bebedouro; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso.

Depois de passar pelo primeiro movimento das oficinas, em que aprenderam o que é ser plateia por meio de jogos e dinâmicas teatrais, os alunos puderam ver o espetáculo paraibano "Flor de Macambira" antes do grande público, dentro do ambiente escolar.

A peça foi apresentada no bairro Interlagos aos alunos das escolas Marília de Rezende e Ângelo Recla, e em Bebedouro aos alunos das escolas Manoel de Abreu e Roberto Calmon. Ao todo, quase mil estudantes assistiram à peça.

"Todo mundo da minha sala participou! Fizemos mímicas, cantamos e participamos de brincadeiras. Foi divertido demais e também inspirador poder ver atores e atrizes profissionais de pertinho", garante Kiane Pereira de Oliveira, de 14 anos, aluna da escola Roberto Calmon.

A direção da escola Marília de Rezende já estuda maneiras de continuar com as atividades em sala de aula. "Queremos trabalhar o nosso próprio teatro. Já conversamos com os professores para que eles deem continuação a esse trabalho", explica a diretora da instituição de ensino, Eva Pereira dos Santos. "É uma oportunidade muito grande para os nossos alunos de escola pública que nunca viram o teatro tão de perto. É gratificante, emocionante… sensação maravilhosa", completa sorridente.

Conforme explica o coordenador pedagógico do festival, Glauber Coradesqui, a atuação escolar é um dos traços fortes da identidade do FTB. "É uma ação prioritária e de altíssima relevância dentro do festival. O objetivo maior é aproximar os alunos do teatro. Acreditamos no poder transformador do contato com o teatro. Ajuda o aluno a dialogar com seu cotidiano e sair dele de diversas maneiras", afirma.

Ainda de acordo com ele, "o estudante que participa de uma atividade de teatro aprende a escutar o outro, aprende a se relacionar com o corpo, tem tendência a se desinibir e a participar das atividades de maneira mais ativa. Aprende a olhar para o mundo de uma maneira mais sensível", pontua.

Para isso, as oficinas utilizaram jogos teatrais baseados em improvisação, conhecimento do próprio corpo, concentração, estímulo ao desenvolvimento da gestualidade e contação de histórias. No terceiro movimento da ação, os arte-educadores retornam às escolas para captar as impressões dos alunos sobre os espetáculos assistidos.

Confira a programação de espetáculos abertas do festival:


02/10
19h – "Flor de Macambira", na Praça 22 de Agosto
20h – "Esparrela", no Centro Cultural Nice Avanza (distribuição de ingressos a partir das 18h)


03/10
19h – "Terreiro Envergado", na Praça 22 de Agosto
20h – "Silêncio Total", na Praça 22 de Agosto, com o ator global Luiz Carlos Vasconcelos