Dia Mundial do Diabetes: Linhares tem programa que atende mais de 2 mil pessoas

Novembro, além do mês de campanha contra o câncer de próstata, é também período de conscientização sobre o diabetes e a hipertensão. Por isso, a Prefeitura de Linhares, através da Secretaria de Saúde, do Núcleo de Apoio às Políticas de Saúde (Naps) e do Programa Hiperdia, realizou palestras de conscientização sobre essas doenças. O evento foi alusivo ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta sexta (14).

Em Linhares, o Programa Hiperdia, sediado no Naps, é responsável pelo acompanhamento dos casos mais graves da doença. Sua equipe interdisciplinar formada por médicas endocrinologistas e nutricionista trata pacientes encaminhados das Unidades de Saúde do município quando o controle da doença precisa de atendimento especializado. Hoje, o programa atende 2 mil pessoas.

O diabetes é uma desenvolvida principalmente com sedentarismo e obesidade. Pode acometer absolutamente qualquer pessoa, em especial, aquelas que têm histórico de diabetes na família. Uma forma de ficar alerta ao aparecimento da doença é a realização de exames de sangue anuais a partir dos 40 anos.

Diagnosticada precocemente, com o tratamento, é possível evitar a falência de órgãos como os rins e até cegueira. No Brasil, a estimativa é que 50% dos diabéticos ainda não sabem de sua condição.


Palestras e testes de glicemia

No Centro Cultural Nice Avanza, estavam disponíveis testes de glicemia e material informativo sobre a doença. Com mais de 50 pessoas presentes, as médicas endocrinologistas Alini Bitti e Lucinda Medeiros Alvin e a nutricionista Alessandra Brandão falaram sobre o diabetes tipos 1 e 2, como prevenir e tratar possíveis complicações e tiraram dúvidas. O evento aconteceu na última quarta-feira (12).

Serviço:
Programa de Controle de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia)

Endereço: Avenida João Felipe Calmon, 1115, Centro.
Contato: 3372-7433


Informações para a imprensa

Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 3372 1853