Festival do Teatro Brasileiro chega a escolas públicas de Linhares nesta segunda-feira (28)

Por onde passa, o Festival do Teatro Brasileiro (FTB) busca deixar um legado. Sua principal ferramenta para isso são as escolas. Dentro delas, o FTB realiza oficinas e apresenta peças com o intuito de introduzir o mundo do teatro e das artes aos estudantes. Em Linhares não será diferente. Quatro instituições de ensino públicas foram selecionadas para participar.

A partir da próxima segunda-feira (28), recebem ações do festival a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ângelo Recla, em Rio Quartel; a Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Marília de Rezende Scarton Coutinho, no Interlagos; a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Manoel Abreu, em Bebedouro; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso.

O FTB agirá no ambiente escolar em três movimentos. O primeiro visa mobilizar a curiosidade e o interesse do estudante sobre a peça, além de combinar códigos de ética para o exercício de ser plateia durante a apresentação.

O segundo é o contato direto dos estudantes com o espetáculo teatral, quando a peça paraibana "Flor de Macambira" será apresentada nos pátios das escolas. O terceiro movimento visa deixar ressoar por mais tempo as sensações que os estudantes viveram com a peça e compartilhá-las. Tudo isso com a orientação de arte-educadores do festival.

Giovania Palpiero Ribeiro Câmara é diretora da EMEF Ângelo Recla e não esconde sua empolgação em receber o Festival do Teatro Brasileiro na escola. "Estamos radiantes, muito felizes! Os alunos estão muito entusiasmados e ansiosos para participar", afirma. "Eles estão se sentindo valorizados. Isso vai abrir seus horizontes", completa.

Para o secretário de Educação de Linhares, Sérgio Loes, receber o FTB no município é um presente. "Já é um privilégio enorme ver um festival com tanta história dentro de nossa cidade, e ainda o receberemos em nossas escolas! Nossas crianças conhecerão pessoas que vivenciam a arte como o ar que respiram. Será muito especial", comenta.

Festival do Teatro Brasileiro nas escolas de Linhares

1º Movimento: antes do espetáculo
Mobilizar a curiosidade e o interesse do estudante sobre a peça, além de combinar códigos de ética para o exercício de ser plateia durante a apresentação.

28/09
Matutino

EMEF Ângelo Recla, em Rio Quartel
EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho, no bairro Interlagos
Vespertino
EEEF Professor Manoel Abreu, em Bebedouro

29/09
Matutino

EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho, no bairro Interlagos
Vespertino
EEEF Professor Manoel Abreu, em Bebedouro
EMEF Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso

30/09
Vespertino

EMEF Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso

2º Movimento: no teatro
Contato direto dos estudantes com o espetáculo teatral.

30/09 – 9h
Peça "Flor de Macambira"
Na EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho, no bairro Interlagos, com plateia de alunos da EMEF Ângelo Recla, de Rio Quartel

01/10 – 15h
Peça "Flor de Macambira"
No Recantos Clube (antigo Clube VS), em Bebedouro, com plateia dos alunos da EEEF Professor Manoel Abreu, de Bebedouro, e da EMEF Prefeito Roberto Calmon, do bairro Aviso

3º Movimento: depois da peça
Bate papo para deixar ressoar por mais tempo as sensações que os estudantes viveram com a peça e compartilhá-las. Compartilhar a experiência é uma das formas mais potentes de se apropriar dela.

01/10 – matutino
EMEF Ângelo Recla, em Rio Quartel
EMEFM Marília de Rezende Scarton Coutinho, no bairro Interlagos

02/10 – vespertino
EEEF Professor Manoel Abreu, em Bebedouro
EMEF Prefeito Roberto Calmon, no bairro Aviso

Sobre o Festival do Teatro Brasileiro

Realizado pelo Ministério da Cultura com patrocínio da Petrobras e apoio da Prefeitura de Linhares, o Festival do Teatro Brasileiro em Linhares é a quarta e última etapa de 2015 de uma iniciativa que já existe há 16 anos.

O FTB é conhecido por levar artistas e espetáculos de um estado brasileiro a outro, proporcionando um intercâmbio cultural que vai além dos palcos. Neste ano, espetáculos paraibanos viajam pelos estados do Pará, Ceará, Alagoas e Espírito Santo.

Informações à imprensa
Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1853 | 9 9238 2285