Município trabalha para ampliar acesso de pessoas com deficiência ao mercado de trabalho

Em 21 de setembro comemora-se o Dia Nacional da Luta de Pessoas com Deficiência. Nada melhor que usar essa data para discutir avanços concretos na inclusão da pessoa com deficiência. Para falar disso, a Prefeitura de Linhares, representada pelas Secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social, o Sine de Linhares e representantes da Associação dos Deficientes de Linhares e da Pestalozzi se reuniram na manhã desta segunda-feira (21).

Na ocasião, a coordenadora do Sine de Linhares, Cláudia Fischer, explicou que já está atendendo pessoas com deficiência em horário especial, das 14 às 16h, de segunda a sexta-feira, mas precisa que essas pessoas tenham algum acompanhamento na hora da contratação. Uma parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município já é estudada para que agentes dos centros façam esse acompanhamento.

"Infelizmente, há empresas que contratam deficientes para cumprimento de cotas e depois os escondem. Muitos ficam em casa. Muito mais que inserir essas pessoas no mercado, precisamos auxiliar os empresários a incluir, para que a contratação tenha sentido", afirmou a secretária de Assistência Social, Luzia Alvarenga.

Um dos frutos mais importantes da reunião é o compartilhamento de bancos de dados. A Adefil entregará sua lista de associados aptos a trabalhar. Mais de 2.400 pessoas com deficiência estão cadastradas na associação linharense. Isso dará ao Sine meios de mapear melhor quem pode fazer o que, tornando a seleção mais proativa.

Outra ideia é capacitar essas pessoas para que abram seus próprios negócios. "O meio empresarial precisa muito contratar, mas por que não abrir mais o leque de oportunidades? Poderíamos encaminhar as pessoas desta lista que tiverem interesse à Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico Social (Amdes), para que aprendam mais sobre empreendedorismo", apontou o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Paneto.

Palestras com pessoas com deficiência já inseridas no mercado de trabalho também foram levantadas como ideias viáveis. Outras reuniões ainda devem ocorrer para a criação de um programa que integre ainda mais os esforços das entidades e do Município.

Informações à Imprensa:
Secom | secom@linhares.es.gov.br
Telefones: 3372-1853 e 3371-1829