Instituto de Pesos e Medidas verifica taxímetros de Linhares

Após diversas etapas, o uso do taxímetro como método oficial de pagamento por corridas de táxi em Linhares está perto de se tornar realidade. O Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo, Ipem-ES, já está no município verificando os aparelhos instalados na frota local.

Segundo o agente metrológico do Ipem, Sidnei Montanari, a verificação passa por três etapas. Na primeira, o taxímetro é conferido em funcionamento com o carro parado. Uma tabela com informações de tarifa fornecida pela Prefeitura de Linhares é utilizada como base para comparação.

Os passos seguintes envolvem testes com o carro em movimento. "Levamos o taxista para a estrada que liga a sede ao Pontal do Ipiranga, onde ele deve trafegar por um trecho específico em bandeira 1. Num determinado ponto pré-marcado na pista, o taxímetro deve apresentar o valor de R$ 7,80", explica Sidnei. "O retorno ao ponto inicial deve ser feito em bandeira 2 e resultar em R$ 8,40 no visor do aparelho", completa.

Também é feita uma verificação no teclado do taxímetro. Deve ser possível mudar de bandeira 1 para 2 com o carro em movimento e não deve ser possível encerrar a corrida com o veículo em movimento, apenas com ele parado. Depois de verificados e aprovados, os taxímetros ganham um lacre amarelo e um selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro.

Após o fim da verificação, o Departamento de Transportes Públicos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos da Prefeitura de Linhares publicará uma portaria autorizando o início do uso dos taxímetros em território linharense.

Informações para a Imprensa: 
Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br 
Telefone 3372 1853 | 9 9238 2285