Linhares 215 Anos: Após 19 anos, Farias volta a ter desfile cívico pelo aniversário de Linhares

Uma tradição há muito esquecida retornou com força total no distrito do Farias, zona rural linharense, na tarde do último sábado (15). Um desfile cívico escolar em comemoração ao aniversário de 215 anos de Linhares parou as ruas da comunidade apresentando os talentos dos alunos da região, com direito a até apresentação do Hino de Linhares na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras).

"Estamos muito honrados em poder trazer essa tradição de volta depois de 19 anos", afirmou a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Efigênia Sizenando, Anailde Lúcia Bitti Salazar. Além da Emef Efigênia, estudantes do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Wenderson Nico de Freitas também desfilaram. Ao todo, cerca de 200 alunos se apresentaram na avenida.

Ainda de acordo com Anailde, a população local se sentiu valorizada com o evento. "Ouvimos a comunidade e teve mãe que queria que esse desfile acontecesse todo sábado! Nem todos têm acesso ao desfile que acontece no centro", explicou.

O tema do desfile deste ano foi "Linhares: Cidade das Águas", abrangendo desde a valorização do homem do campo a até a poluição dos mananciais. "É emocionante de se ver! Nossa cultura está sendo representada aqui", disse Ana Paula Pontes do Nascimento, de 25 anos, que mora no Farias desde que nasceu.

Lorena Pereira dos Anjos, 31, é mãe da aluna Luiza dos Anjos Zuchetto, de 3 anos, e vê no desfile uma oportunidade para que a filha desenvolva habilidades. "É a primeira vez dela na avenida. Essa experiência vai ajudar a Luiza na comunicação, porque ela é um pouco tímida", revelou.

"Percebemos que durante um período os nossos alunos ficaram tímidos quanto ao respeito à pátria e ao município. Queremos resgatar esse respeito com esses eventos, a civilidade", enfatizou o secretário municipal de Educação Sérgio Adão Lopes.

Entre os pontos altos do desfile estiveram a apresentação do Hino de Linhares em linguagem de sinais pelos alunos da Emef Efigênia Sizenando, que emocionou o público; a participação da Banda Marcial Olímpio Bezerra; a apresentação da nova bandeira da Emef Efigênia, criada por alunas da instituição; e a forte participação do meio rural, com desfile de cavalaria e exposição de alimentos produzidos na região, como hortaliças, coco, café e mamão.

Informações à Imprensa
Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1853 | 9 9238 2285