Enfermeiros e agentes comunitários de saúde recebem capacitação do Programa de Saúde do Homem

Com o objetivo de conscientizar a população masculina de Linhares em cuidar melhor da sua saúde, a coordenação do Programa Saúde do Homem está capacitando enfermeiros e agentes comunitários de saúde do município. A ideia é levar informações sobre os programas de prevenção à casa dos cidadãos, como já é feito nas visitas domiciliares.

Segundo a coordenação do programa em Linhares, cerca de 280 agentes estão recebendo essa capacitação que acontece nas Unidades de Saúde de cada bairro. A coordenadora do programa de Saúde do Homem em Linhares, Chaiane Rigotti, disse que essa capacitação é para orientar melhor os homens na realização de exames e consultas nas unidades de saúde.

"Nossa ideia é levar mais informações sobre prevenção, pois, percebemos que os homens só procuram o médico quando já estão doentes. Nós queremos mudar essa realidade e tornar a ida do homem ao médico algo rotineiro", explica.

A agente de saúde Luzineia Monteiro, do bairro Linhares V, conta que na maioria das vezes o preconceito e a falta de informações são a barreira entre o homem e o médico. "O homem, na maioria das visitas que fazemos, dizem que estão bem e por isso não vão ao médico. Muitos não entendem que algumas doenças são silenciosas e que é preciso fazer exames preventivos pra manter a saúde em dia", disse.

Na capacitação, os agentes receberam informações sobre os programas que o município oferece nas Unidades de Saúde e no Núcleo de Atenção e Políticas de Saúde (NAPS) para atendimento ao homem.

Informações à imprensa:
André Neves | andre.lopes@linhares.es.gov.br
99623 6392 | 3372-1829