Secretaria de Meio Ambiente vai iniciar limpeza da Lagoa do Meio

Um dos mais belos cartões-postais de Linhares vai receber manutenção. Um projeto da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Naturais prevê a limpeza manual das plantas (macrófitas aquáticas) superficiais da Lagoa do Meio que compreende os bairros Jardim Laguna, José Rodrigues Maciel e Interlagos. O trabalho será iniciado no mês de setembro.

As macrófitas aquáticas são as plantas que habitam desde brejos até ambientes totalmente submersos. De acordo com os biólogos da Secretaria de Meio Ambiente, a ação visa a remoção, transporte e disposição final das macrófitas da Lagoa do Meio. O trabalho tem foco no controle populacional e, consequentemente, na redução dos impactos negativos que podem ser registrados com a presença das plantas.

O chefe da Divisão de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Luciano Cunha Cabral, diz que o controle das plantas aquáticas é fundamental para a manutenção de um ambiente ecologicamente equilibrado e para a sustentação dos ecossistemas aquáticos associados. No caso das macrófitas, quando encontradas em excesso, elas podem provocar o desequilíbrio do ecossistema.

"Em excesso, as macrófitas bloqueiam a entrada da luz solar na coluna d’água, e com isso, reduzem a fotossíntese, baixam o oxigênio dissolvido na água e aceleram o processo de eutrofização. Ocasionalmente, todo esse processo pode provocar a mortalidade dos peixes", informou Luciano.

Informações à Imprensa:
Secom | secom@linhares.es.gov.br
Telefones: 3372-1853 e 3372-1829