Agosto Azul: campanha de saúde do homem inicia ações em Linhares

Este ano, agosto promete ter uma cor diferente: o azul! É que o mês foi escolhido pelo Ministério da Saúde como novo período para concentrar as ações de incentivo aos cuidados da saúde masculina. Em Linhares, as ações da campanha nacional já começaram com tenda de orientação em frente ao Núcleo de Atenção às Políticas de Saúde (Naps) no Centro, na manhã desta segunda-feira (3).

A tenda retorna na manhã desta terça-feira (4). A estrutura será montada mais uma vez na frente do Naps, que fica na Avenida João Felipe Calmon. Ainda esta semana, na sexta-feira (7), os homens já atendidos pelo núcleo participarão de uma palestra sobre prevenção de doenças.

"Queremos convencer os homens do município a procurar os postos de saúde e fazer exames de rotina pelo menos uma vez ao ano. O homem não pode esperar ficar doente para procurar assistência médica", alertou Chaiane Fernandes Rigotti, coordenadora do Programa de Saúde do Homem do Naps.

Os exames de rotina citados por Chaiane incluem triglicerídeos, colesterol e glicemia. Parte deles estará à disposição da população masculina no próximo dia 21, na Praça Nestor Gomes, em mais uma ação da campanha Agosto Azul. No fim do mês, uma caminhada será realizada para sensibilizar ainda mais homens de Linhares.

Novembro continua azul

Até o ano passado, o mês de campanha pela saúde do homem era novembro. Agora, o mês passa a ser focado no combate ao câncer de próstata.

"A partir deste ano o Ministério da Saúde instituiu o agosto como mês de campanha para todas as doenças que afetam a saúde do homem e o Novembro Azul ficou especificamente para a prevenção do câncer de próstata, que é o segundo tipo de câncer que mais mata a população masculina, depois daqueles que se desenvolvem no sistema respiratório", esclareceu Chaiane.

Ainda segundo ela, agosto foi escolhido por ter sido o mês quando o Ministério da Saúde, em 2009, instituiu as políticas públicas de atenção à saúde do homem.

Homens vivem em média 7,6 anos a menos que mulheres

De 1991 a 2007, a expectativa de vida dos homens brasileiros cresceu de 63,20 para 68,92. Mesmo assim, a distância da expectativa de vida das mulheres permaneceu grande: 7,6 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"As mulheres têm o hábito de se cuidar. Fazem exames preventivos e de rotina sempre. O homem geralmente vai ao médico quando chega à fase de hospitalização", apontou Chaiane.

Segundo o Ministério da Saúde, em média, 68% dos brasileiros mortos com idades entre 20 e 59 anos são homens. Ou seja, a cada três adultos que morrem no Brasil, dois são homens, aproximadamente.

Informações à Imprensa
Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1853 | 99238 2285