Empresa faz reunião com produtores de cacau de Linhares para discutir parcerias e compra de amêndoas

Os produtores de cacau de Linhares já estão colhendo frutos da criação da primeira cooperativa de cacauicultores do Espírito Santo, a Coopercau. Pela primeira vez, uma grande indústria de chocolate conversou diretamente com os produtores de cacau da região para discutir modelos de parceria e a compra de matéria-prima.

"Sempre negociávamos com atravessadores, o que reduz o lucro do produtor", explicou o presidente da Coopercau, Emir de Macedo Gomes Filho. Na reunião, que aconteceu no fim da tarde desta terça-feira (21), a Nestlé apresentou números atualizados do mercado do cacau no mundo e ouviu os cacauicultores locais.

Representando a multinacional, o engenheiro agrônomo e gerente do Departamento Agrícola/Cacau da empresa, Guilherme Junqueira, afirmou que está entre os objetivos da organização zerar a importação de cacau para produção de chocolate no Brasil.

Neste cenário, a Nestlé tem interesse em ajudar os produtores nacionais de cacau a aumentarem a qualidade de suas amêndoas. Novas reuniões acontecerão até que as parcerias entre indústria e produtores sejam fechadas de fato.

Município inicia processo de cessão de terreno para construção da sede da Coopercau

Criada este ano, a Cooperativa de Produtores de Cacau do Espírito Santo já tem 21 cooperados e vem recebendo total apoio da Prefeitura de Linhares por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento.

Durante a reunião com a Nestlé, o secretário de Agricultura, Mauro Rossoni Junior, anunciou que a prefeitura já iniciou um procedimento para cessão via contrato de comodato (posse temporária) de um terreno para a construção da sede da Coopercau.

"O apoio da Secretaria de Agricultura tem sido consistente. Por meio da cooperativa conseguiremos melhores preços na venda de nosso produto e melhores condições de trabalho. Vamos, cada vez mais, encurtar a distância entre produtor e indústria", comentou o presidente da cooperativa, Emir de Macedo Gomes Filho.

Para Xerxes Caliman, que produz cacau em Linhares há cerca de 30 anos, a notícia da cessão do terreno chegou com muita felicidade. "Para nós, cacauicultores, essa é a melhor notícia dos últimos 10 anos! Mostra o quanto a administração municipal valoriza o cacauicultor e as milhares de famílias que vivem dessa atividade por aqui", enfatizou.

Informações à imprensa:
Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1853 | 9 9238 2285