Saúde: Dermatologista dá dicas para cuidar bem da pele neste verão

Os cuidados com a pele são muito importantes o ano inteiro, mas na estação mais quente do ano, eles precisam ser intensificados. A longa exposição ao sol e o contato prolongado com a areia de praia e lagoa durante o verão facilitam o aparecimento de doenças típicas como micoses, o bicho geográfico e a herpes labial.  

Para a dermatologista Elisabeth Lima Barboza, a prevenção é a melhor arma para evitar o contágio. Ela é coordenadora do Programa de Câncer da Pele e da Boca – Programa Saúde da Pele e da Boca, na Unidade Sanitária de Linhares (USL) – Centro de Saúde, no bairro Araçá.

"É sempre melhor prevenir do que remediar. Evitar locais sujos e o excesso de exposição ao sol são alguma ações que podem ser adotadas. Toda medida de prevenção e cuidados são essenciais para se manter com saúde no verão", afirma a dermatologista Elisabeth.

Saiba quais as doenças mais comuns no verão e o que fazer para se prevenir:

– Queimaduras causadas pelo contato com frutas da estação como limão, laranja, maracujá e noda de banana. Neste caso após utilizar estas frutas é necessário lavar bem as mãos.

– Brotoejas são mais comuns em crianças, mas os adultos também sofrem. Aparecem sempre quando o calor é muito intenso.  Manter o ambiente limpo, arejado e fresco são algumas medidas que ajudam a evitar o desconforto. Uma solução caseira a base de amido de milho e água ajuda a resolver o problema.

– Herpes labial é bastante comum devido ao excesso de exposição que pode provocar uma perda da imunidade local. A orientação é procurar o dermatologista para evitar grandes feridas.

– Larva Migrans (bicho geográfico) e micoses. São bastante comuns no contato direto em areias que estão contaminadas. É importante observar se o local não está muito sujo e tentar evitar a exposição excessiva. Qualquer sintoma procure o dermatologista.

– O protetor solar é indispensável mesmo em dias nublados porque o mormaço também provoca queimaduras. É importante que o fator de proteção seja maior que 20 e que o produto seja adequado ao tipo de pele. É importante consultar um dermatologista. A aplicação deve ser feita a cada 2 horas. Sempre que sair da água é necessário reaplicar o produto e em caso de transpiração em excesso, a orientação é a mesma.