Festas julinas tomam conta da rede municipal de ensino

Parece apenas uma festa tradicional, com muitas cores e comida típica, mas é muito mais que isso. Na época de festas julinas, a Rede Municipal de Ensino de Linhares aproveita para aproximar a família da escola, ação importante para potencializar o aprendizado das crianças.

"É essencial formar esse time família-escola! Sem contar que, na produção destes eventos, os próprios alunos ajudam em sala de aula", explicou o secretário de Educação do município, Sérgio Lopes.

Somente no último fim de semana, 12 festas julinas aconteceram em escolas municipais de Linhares. No Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Amigos do Saber, no bairro Planalto, o tema deste ano foram as regiões do Brasil.

"Até tivemos a visita de um gaúcho aqui essa semana. As crianças aprenderam muito sobre o país onde vivem", disse a diretora do Ceim, Maria Aparecida Gomes Santana. A festa no Planalto contou até com a participação do grupo de folia de reis União e Consciência Negra, que já existe há 25 anos no bairro Linhares V.

Para os alunos do Ceim Agnelo Guimarães, o "arraiá" de 2015 teve um gostinho especial. Foi a primeira edição da tradicional festa na nova escola, inaugurada em abril deste ano no bairro Colina.

"Pela primeira vez pudemos fazer uma festa única com todos os alunos dos dois turnos e a céu aberto. Está sendo um grande sucesso. Os pais estão participando em peso", explicou a diretora do Ceim, Cláudia Gomes Nascimento Chagas.

Wanderley de Oliveira, pai de Kayne, de 4 anos, que estuda no Ceim Agnelo Guimarães, participou pela primeira vez da festa julina da escola. "É uma grande reunião! Amigos, pais de outros alunos e a equipe da escola têm a oportunidade de se conhecer. Está sendo muito bom", disse.

A opinião de outros pais também é positiva. Magda Serri Delpupo, mãe da Alice, de 4 anos, que estuda no Ceim Enock de Freitas, no bairro Juparanã, frequenta o "arraiá" há 3 com a pequenina e gosta muito da festa. "A organização é muito boa e é um grande divertimento, além da socialização entre os colegas de classe", explicou.

No sábado (4), também aconteceu a festa julina do Ceim Perpétua Maria dos Anjos, do bairro Palmital. A festa foi tão grande que teve de ser organizada no ginásio de esportes do bairro vizinho, o Lagoa do Meio. Assim como em todas as festas julinas da rede municipal de ensino, os alunos fizeram várias apresentações, para o delírio dos pais que gravaram cada movimento sobre o palco.

Informações à imprensa
Secom | secom@linhares.es.gov.br
Contato 3372 1829 | 99238 2285