Conferência Municipal discute os direitos dos idosos

Idosos, entidades ligadas à terceira idade e o poder público debateram, durante a III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, as políticas públicas voltadas
à cidadania da pessoa idosa.

O evento, que teve como tema "O Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de Todas as Idades", aconteceu no auditório do Centro de  Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Interlagos, na última quarta-feira (24).

Durante a abertura da conferência, a secretária de Assistência Social do município, Luzia Alvarenga, falou sobre a importância de se discutir o tema e lamentou os maus tratos que ainda acontecem. Entidades ligadas ao tema como a Associação da Terceira Idade de Linhares (ATIL), Associação da Melhor Idade de Linhares (AMIL) entre outras autoridades também participaram.

"O idoso precisa ser respeitado porque o futuro nos aguarda, e todos estaremos na melhor idade em algum tempo. Lamentamos que o tema seja pouco debatido e que ainda precisemos lembrar as pessoas que não pratiquem maus tratos com seus idosos. Mas não desistiremos e vamos tirar da conferência muitas metas e diretrizes que nos auxiliarão no trabalho de garantir direitos e qualidade de vida dessa população", disse Luzia.

A aposentada Cláudia Rafalsky, de 75 anos, possui uma deficiência que a impede de ficar em pé, mas mesmo assim, não deixa de participar das atividades ligadas à pessoa idosa. Para, as discussões fomentadas na Conferência são muito importantes.

"Eu não perco os eventos sobre o tema. Tudo que é do nosso interesse eu me informo: aposentadoria, nossos direitos e deveres. É muito importante participar pois isso é essencial para nossa qualidade de vida" disse a aposentada.

Informações à imprensa:
Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 99736 1600