Prefeitura de Linhares assina convênio para construir viveiro-escola no Projeto Meninos da Terra

Os alunos do Projeto Meninos da Terra, que fica no bairro Nova Esperança, estão prestes a aprender a produção agrícola de mudas nativas e clonadas de cacau na prática.

A Prefeitura de Linhares assinou na tarde desta quarta-feira (10), um convênio de cooperação mútua entre a Associação Amigos da Terra (Assat), Ong mantenedora do projeto, e a Secretaria Municipal de Agricultura, Aquicultura, Pecuária e Abastecimento.

A prefeitura adquirirá uma lista de materiais para montar um viveiro-escola dentro da Projeto. Em troca, parte das mudas produzidas será destinada à Secretaria de Agricultura, que distribuirá as mudas entre os produtores rurais que precisam recuperar áreas de preservação em suas propriedades.

A lista inclui:
  • um micro trator com potência mínima de 14 cavalos e partida elétrica;
  • um perfurador de solo com 3 brocas no mínimo;
  • uma carreta agrícola para micro trator tracionada 4×4;
  • 200 tubetes modelo T280 de polipropileno;
  • 3000 bandejas modelo PL54F com 30% de fibra de vidro estruturada com barras de ferro;
  • 32 mesas metálicas com 1,3m x 12m x 0,85m;
  • 1 viveiro agrícola telado com 32m x 28m, incluso o sistema automático de irrigação por micro aspersão.
Os alunos do projeto utilizarão o viveiro para aprender sobre a produção de mudas enquanto os colaboradores da organização produzirão grande parte das plantas para venda, que complementará a receita da instituição podendo torná-la auto-sustentável.

"Nossos alunos aprenderão como semear, cultivar e cuidar das mudas e ainda como clonar as mudas de cacau. Será mais uma maneira de profissionalizar os jovens para trabalhar com a agricultura e mais um passo em busca da autossuficiência financeira da instituição", explica a diretora da Assat, Ernestina Frohlich de Paula.

Para o secretário municipal de Agricultura, Mauro Rossoni Júnior, a iniciativa também é importante por que mostrará uma oportunidade de carreira no meio rural que muitos jovens ignoram.

"Esse projeto vai ensinar que trabalhar no campo também é uma opção rentável e de futuro. Sabemos das dificuldades do projeto e estamos muito dispostos a ajudar. Acreditamos muito no Meninos da Terra", afirmou.

O prefeito Nozinho Correa também esteve no evento e demonstrou se identificar com os alunos do projeto, lembrando-os que eles são capazes de transformar sua realidade com trabalho duro, como o próprio prefeito fez ao longo de sua vida.

"Eu comecei sem nada e com honestidade fui alcançando meus objetivos. Hoje estamos aqui dando a vara e a isca para ensinar essas crianças a pescar. Quero ver elas caminhando por conta própria. Queria ter tido essa oportunidade no meu tempo", disse.

Projeto Meninos da Terra atende 180 adolescentes em Linhares

Cerca de 180 adolescentes são atendidos pelo Projeto Meninos da Terra, no bairro Nova Esperança. A Associação Amigos da Terra (Assat), Ong mantenedora do projeto, foi fundada em 2004 com o objetivo de tirar os jovens das ruas e evitar que tenham contato com drogas e atos de violência, e sempre funcionou em parceria com a Prefeitura de Linhares e empresas privadas.

Os alunos são atendidos no turno oposto em que estão na escola. Lá, eles participam de cursos de informática e práticas administrativas no meio agrícola e, no final, recebem a certificação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

Além desses cursos, os alunos também fazem artesanato com madeira cedida pelas fábricas de móveis da região. Eles também contam com reforço escolar, aulas de educação física, entre outras oficinas. Segundo a diretora da Assat, Ernestina Frohlich, o projeto é de suma importância para os adolescentes.

"É uma segunda casa para eles. Procuramos trabalhar a realidade junto com a família para dar oportunidade a todos", contou a diretora. O projeto atende adolescentes com idade entre 12 e 17 anos que precisam estar devidamente matriculados e frequentando a escola.

Para participar, os responsáveis pelos adolescentes devem procurar o projeto que fica localizado na Avenida Sabiá s/n, bairro Nova Esperança. O telefone da instituição é (27) 3371-7160.

Informações à Imprensa:
Ramon Luz | ramon.luz@linhares.es.gov.br
Telefone: 27 3372-1853