Escolas de Linhares participam da Olimpíada de Astronomia e alunos comemoram aprendizado

Conhecer o céu, as estrelas, constelações e planetas faz parte da grade curricular dos alunos da rede municipal de educação. Nos últimos anos esse conhecimento tem sido utilizado na conquista de medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) que reúne estudantes do ensino fundamental de todo país. Na edição deste ano, cerca de três mil alunos de seis escolas municipais de ensino fundamental participaram da competição. Os estudantes da Emef Roberto Calmon gostaram de adquirir mais conhecimento sobre o universo, e terminaram por produzir e lançar um foguete.

Os alunos e professores se prepararam durante meses para cumprir o cronograma de produção e lançamento de um foguete. Essa preparação, por mais que a disputa seja de conhecimentos astronômicos, é multidisciplinar e os alunos aplicam o conteúdo absorvido em diversas disciplinas em um único projeto, o que  torna o aprendizado palpável, concreto, conforme explicou a professora de geografia Erika Baiôco, que foi a responsável pela OBA nessa escola.
 
"Estudamos e adquirimos conhecimentos com professores de outras disciplinas como matemática, educação física e ciências durante meses, e isso contribuiu para o aprimoramento dos nossos foguetes. Neste ano, conseguimos melhorar nosso lançamento e esperamos conquistar medalhas", disse a professora. O resultado da Olimpíada Brasileira de Astronomia será divulgado no dia 10 de setembro.

Gabriel Pereira é aluno do 9º ano da Emef Roberto Calmon. Ele disse que no início foi difícil porque muitos colegas não acreditavam que eles conseguiriam lançar o foguete e participarem da prova. O ceticismo fez com que eles trabalhassem mais e a recompensa foi poder ver o equipamento voando por mais de 100 metros.

"Quando ele voou foi muito emocionante porque mostrou que nosso trabalho deu certo. E olha que muita gente não acreditava que funcionaria", contou Gabriel, afirmando ainda que, além do foguete, ele gostou muito de conhecer as estrelas. "A gente aprendeu sobre as constelações e as estrelas. São coisas que a gente sabia pouco e eu gostei muito de aprender mais", finalizou o aluno.
 
Conheça as escolas da rede municipal de educação que participaram da disputa:
Emef Elza Roni ScarpatI
Emef Caboclo Bernardo
Emef Urbana Penha Costa
Emef Dinorah Almeida Rodrigues
Emef Roberto Calmon
Emef Orozimbo Leite

Informações à imprensa:
Tiago Cau | tiago.marques@linhares.es.gov.br
Secom 3372 1853 | 99736 1600