Dengue: Bairro Interlagos recebe mutirão de combate ao mosquito transmissor da doença neste sábado

Para mobilizar os moradores no combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre chikungunya, a Superintendência Especial de Vigilância em Saúde, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, realiza no próximo sábado (13) no bairro Interlagos, um mutirão de combate ao mosquito.

O bairro Interlagos é o bairro com maior número de casos confirmados de dengue, 10 até o momento. Linhares tem 84 confirmações em 2015. Profissionais da Vigilância Ambiental, militares do Tiro de Guerra, funcionários da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e das equipes da Estratégia de Saúde Família (PSF) estarão envolvidos.

A concentração para o inicio dos trabalhos será às 7h30 na Praça do bairro Interlagos ll. As atividades terminam às 13 horas. A superintendente Especial da Vigilância em Saúde, Ana Teixeira, reforça o convite para que a população ajude no combate ao Aedes Aegypti.

"Sem a ajuda da população não conseguimos fazer nada. É muito importante que os moradores abram seus quintais e suas casas para poder receber os agentes", disse. Ana lembrou ainda que a vigilância contra a dengue e a febre chikungunya é constante.

Além do recolhimento de materiais que possam armazenar água nas casas e ruas, haverá também panfletagem com material educativo informando a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar a proliferação do mosquito.

Maioria dos focos estão nas residências

Segundo Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) feito pelo Governo Federal em parceria com Estados e Municípios, na Região Sudeste em 2015, 52,6% dos focos do mosquito estão nas residências e 21,7% em equipamentos de armazenamento de água.

Dengue em 15 minutos

Para alertar e atualizar os profissionais das Unidades Básicas de Saúde (UBS), da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Hospital Geral sobre as rotinas de acolhimento e acompanhamento de pacientes com suspeita de dengue, a Superintendência Especial de Vigilância em Saúde promove o programa de treinamento ‘Dengue em 15 minutos’, nesses locais.

A superintendente Especial da Vigilância em Saúde, Ana Teixeira, fala da importância do treinamento. "É muito importante esse trabalho de orientação para todos os profissionais para que saibam acolher de maneira adequada pessoas com suspeitas de dengue e febre chikungunya", disse.

Ana ressaltou ainda que o mutirão, como os do próximo sábado, são ações de prevenção. "Trabalhamos para que não ocorram novos casos, mas quando ocorrem suspeitas de dengue, e o paciente busca atendimento no serviço público de saúde, ele precisa de acompanhamento apropriado, desde o relato do primeiro sintoma até o resultado da sorologia, exame que confirma ou não os casos de dengue", concluiu a Diretora.

Mais conforto para pacientes com suspeita de dengue no HGL

Os pacientes que chegarem ao Hospital Geral de Linhares direcionados pelo médico da Unidade Básica de Saúde para receber hidratação em caso de suspeita de dengue agora tem um espaço adequado para esse procedimento. O hospital acaba de receber seis cadeiras de hidratação. Quatro foram direcionadas para o setor de medicação adulto e duas para o infantil. 

Informações à imprensa
Rosi Ronquetti | rosi.ronquetti@linhares.es.gov.br
Contato 3372 2887